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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2015 Mariana: fatalidade ou negligência?

Redação corrigida 250

Negligência trágica em Mariana

Inconsistente Erro Correção

Após semanas da tragédia de Mariana, centenas de famílias ainda estão sem casa, há famílias sofrendo pelos seus familiares mortos ou desaparecidos, centenas de cidades se prejudicaram devido ao acontecimento e, sem esquecer, a lama de rejeitos degradou com degradou a fauna e a flora do rio Doce. Porém, será que esses acontecimentos foram somente acidentes?

O acontecimento de Mariana mostrou-nos a falta de fiscalização da Mineradora Samarco de cuidar de suas barragens, a falta de estrutura para alertar as famílias da sobre a avalanche de lama, que destruiu tudo por que onde passou.

Se não fosse pela grande negligência e falta de fiscalização da mineradora, provavelmente o estrago feito pela lama seria menor, dezenas de pessoas não morreriam ou a tragédia seria totalmente evitada.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) A pobreza de vocabulário fica patente nas repetições de vocábulos como família, familiares e acontecimento. b) Em vez de sem esquecer, que trunca a sintaxe do período, bastava escrever além disso. c) Os acontecimentos a que se refere a autora não é a ruptura da barragem, mas as suas consequências. As consequências do fato não podem ser acidentais. O que poderia ser um acidente é o rompimento da barragem.

2) Segundo parágrafo: a) a fiscalização cabe aos órgãos públicos e é uma coisa. Outra coisa é a empresa cuidar de suas barragens. Não se fiscaliza de cuidar..., como o autor escreve. b) Mais uma vez, repete-se o vocábulo família.

3) Terceiro parágrafo: a rigor, se a fiscalização e a manutenção da barragem fossem devidamente feitas, o desastre não teria acontecido ou teria menores proporções.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 250

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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