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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2016 Impeachment: a presidente deve perder o mandato?

Redação corrigida 500

Saia justa, o novo look da presidente

Inconsistente Erro Correção

O “impeachment” é a perda de um mandato por conta de crimes de responsabilidade. É um processo conduzido pelo Poder Legislativo, que recebe, acata a denúncia e julga o denunciado. Tal processo é assegurado pela Constituição Federal, de 1989, Lei. 1079/50, 1988 e pela Lei 1079/50, e já foi utilizado, em 1992, quando Fernando Collor renunciou ao cargo de presidente da república República. Hoje, com base nas descobertas e graves denuncias denúncias, o impeachment foi novamente acionado, e é necessário refletir se a presidente deve perder o mandato.

Atualmente, na sociedade brasileira, por conta do avanço da operação lava-jato Operação Lava Jato, e a constatação da participação, nos esquemas de lavagem de dinheiro e corrupção, de vários políticos do PT (Partido dos Trabalhadores) e, também, de outros partidos, existe um intenso debate a respeito de uma possível participação da presidente nos esquemas de lavagem de dinheiro e corrupção, somada corrupção. Somado a isso isso, é possível de se notar notar uma insatisfação de boa parte dos brasileiros que anseiam a pela saída de Dilma Rousseff da presidência da república República através por meio do impeachment.

Todo esse reboliço se deu por conta de uma operação realizada pela polícia federal Polícia Federal denominada “lava-jato” Lava Jato, que já ultrapassou a vigésima fase. Esta Essa operação está investigando o que hoje é considerado pelos críticos como sendo o maior caso de corrupção da história do Brasil. A presidente Dilma é acusada pelo crime de responsabilidade e este esse crime é a base para a solicitação do processo do seu afastamento. É importante salientar que a outra parte da população e políticos favoráveis à continuidade do governo Dilma acusam que a Direita está tentando aplicar um golpe contra a democracia.

Portanto, diante dos avanços da operação lava-jato Operação Lava Jato, se for constatada a participação da presidente nos casos de corrupção e lavagem de dinheiro, ela deve perder o mandato assim como aconteceu em 1992, quando “os caras pintadas” os caras-pintadas e o Poder Legislativo, através de meios legais, conseguiram tirar do poder um presidente corrupto.

Comentário geral

Texto razoável. O autor compreendeu o tema da redação e deu mostrar de ter certo entendimento do que se passa no cenário político do país na atualidade. É bem verdade que ele se atrapalha na apresentação dos fatos e se repete algumas vezes. No conjunto, porém, o texto se salva.

Aspectos pontuais

1) O título, que tenta ser engraçado, na verdade é inadequado.

2) Primeiro parágrafo: descobertas é um termo que requer um complemento no contexto em aparece. O que se descobriu?

3) Segundo parágrafo: a) notar a repetição viciosa da expressão nos esquemas de lavagem de dinheiro e corrupção. b) As ideias não estão bem organizadas: a insatisfação não se soma às denúncias, a insatisfação surge por causa das denúncias. c) O parágrafo termina como o anterior, voltando ao impeachment, mas sem responder se ele é ou não cabível.

4) Terceiro parágrafo: a) não é um erro, mas há desníveis no uso de uma linguagem mais culta e outra mais coloquial, como se pode ver pelo uso da palavra reboliço, que não condiz com a gravidade da crise que o país vive. b) Que críticos? A expressão ficou vaga. c) O autor se confunde com os crimes de responsabilidade e o que chama de esquemas corrupção e lavagem de dinheiro. Há conceitos jurídicos aí, que o autor não precisa conhecer como se fosse um advogado, mas precisa ter um mínimo de noção das diferenças entre eles. Isso está no noticiário diariamente. d) O autor fala na outra parte da população, mas não fez menção a uma parte anterior a esta: só há outra parte se houve uma menção a uma primeira parte.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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