UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Político, militar e professor brasileiro

Benjamin Constant

18 de outubro de 1833, Niterói, RJ (Brasil)
22 de janeiro de 1891, Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

[creditofoto]

[creditofoto]

Benjamin Constant difundiu as ideias do positivismo no meio militar

Benjamin Constant Botelho de Magalhães iniciou sua vida profissional como pedreiro e estudou no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. A seguir, entrou para o Exército, transferindo-se para a Escola Militar, onde terminou os estudos. Depois de se aperfeiçoar em engenharia, recebeu o grau de doutor em matemática e ciências físicas.

Professor concursado do Colégio Pedro 2º, sofreu profunda influência positivista, passando a difundir essas ideias na Escola Militar. Seduzido principalmente pelas implicações políticas do pensamento de Comte, passou a considerar o exército como o grupo social mais qualificado no país, responsável, portanto, pela transformação republicana no Estado brasileiro.

Assim, durante a Questão Militar, apoiou Sena Madureira e Deodoro da Fonseca. Dois anos depois, funda o Clube Militar, que se transformou em centro da propaganda republicana.

Empolgado com o desprestígio do regime monárquico - abalado pela crise econômica, pelos conflitos com os militares e pela Questão Religiosa, além de minado pela campanha abolicionista -, Benjamin Constant faz pronunciamentos de crescente agressividade.
 

Ministro da Instrução Pública

Em 9 de novembro de 1889, Constant preside a sessão do Clube Militar que decide a queda da monarquia. Atuando com o Partido Republicano, garante o apoio de Deodoro da Fonseca, militar de grande prestígio na época.

Depois de proclamada a República, Constant chefia o ministério da Guerra do governo provisório. Em 1890, torna-se ministro da Instrução Pública e elabora uma reforma do ensino de nítida influência positivista.

No entanto, Benjamin Constant se desentende com Deodoro da Fonseca à medida que cresce o autoritarismo deste último. Pouco antes de falecer, é demitido do ministério, o que agravaria ainda mais a crise que levou à renúncia do próprio Deodoro.
 

Enciclopédia Mirador Internacional

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host