UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Presidente dos EUA entre 1989 e 1992

George H. W. Bush

12 de junho de 1924, Milton, Massachusetts

Da Redação
Em São Paulo

[creditofoto]

[creditofoto]

Atualizada em 17/2/10, às 17h29

George Herbert Walker Bush nasceu no Estado de Massachusetts, em 1924. Ele se tornou um líder estudantil na Academia Phillips em Andover, e, no seu 18º aniversário, se alistou nas forças armadas.

O mais jovem piloto da Marinha quando recebeu sua insígnia, George Bush realizou 58 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto estava em missão sobre o Pacífico como piloto, seu avião foi abatido por fogo anti-aéreo japonês. Ele foi condecorado por bravura em ação.

Bush voltou da guerra e foi para a Universidade de Yale, onde foi capitão do time de beisebol e membro da fraternidade Pi Beta Capa. Após se formar, Bush foi trabalhar na indústria do petróleo de sua família, localizada no Oeste do Texas.

Segundo vários autores, o sucesso financeiro da família Bush se explica em larga medida pela atuação política, situação que permitiu aos Bush ter diversas informações privilegiadas, muito úteis no mundo dos negócios.

Bush teve dois mandatos como deputado do Texas no Congresso. Ele foi derrotado por duas vezes em eleições para o senado. Então ele foi nomeado para uma série de cargos, incluindo embaixador nas Nações Unidas, presidente do Comitê Nacional Republicano e diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

Em 1980, Bush se tornou vice-presidente de Ronald Reagan e em 1988 conquistou a presidência. A Guerra Fria tinha terminado, o Muro de Berlim tinha caído, assim como todo o bloco liderado pela União Soviética.

Enquanto Bush saudava a marcha da democracia, ele insistia em moderação na política americana. Em outras áreas da política externa, ele enviou tropas americanas ao Panamá para derrubar o regime corrupto que ameaçava a segurança do canal, vital para os negócios americanos.

Mas o maior teste de Bush ocorreu quando o presidente do Iraque, Saddam Hussein, invadiu o Kuwait e ameaçou avançar contra a Arábia Saudita. Bush reuniu as forças a enviou 425 mil soldados americanos. Juntaram-se a eles 118 mil soldados de países aliados.

Após semanas de bombardeios aéreos e disparos de mísseis, a batalha por terra, chamada de Tempestade no Deserto, expulsou o exército iraquiano de um milhão de soldados.

Apesar da popularidade sem precedentes devido ao triunfo militar e diplomático, Bush foi incapaz de oferecer soluções para a crescente crise econômica que se abatia sobre os EUA, que também sofriam com o aumento da violência nas grandes cidades e do déficit elevado. Nas eleições presidenciais de 1992 Bush foi fragorosamente derrotado pelo governador de Arkansas, o democrata William Clinton.

Com informações da The White House Historical Association

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host