UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Parlamentar e ex-primeira dama dos Estados Unidos

Hillary Clinton

26 de outubro de 1947, Chicago, Illinois, EUA

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

[creditofoto]

[creditofoto]

Hillary Clinton foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado por Nova York

Filha do industrial Hugh Ellsworth Rodham e da dona de casa Dorothy Emma Howell, Hillary Diane Rodham Clinton interessou-se pela política ao ingressar para o colegial, época em que militou junto ao Partido Republicano. No entanto, no panorama político dos anos 1960, suas posições a favor dos direitos civis e contrária ao envolvimento do país na guerra do Vietnã acabaram por fazê-la aproximar-se dos democratas.

Começou sua carreira profissional como advogada, formada pela Universidade de Yale, em 1973. Dois anos depois, mudou-se para o Arkansas onde se casou com Bill Clinton, sem abandonar a advocacia. Hillary chegou a figurar na lista dos 100 advogados mais influentes do país em 1988 e 1992.

Foi primeira dama do Estado do Arkansas de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992, destacando-se por sua participação em diversas organizações voltadas para o bem-estar da infância. Como primeira dama dos Estados Unidos (1993-2001), ajudou a estabelecer um programa estatal de securidade e apoio à saúde infantil, bem como colaborou para a aprovação da Lei de adoção e segurança da família, que resolveu problemas inerentes a orfanatos e incentivou a adoção de crianças com necessidades especiais.

Em sua estada na Casa Branca, enfrentou dois escândalos, um financeiro e outro de ordem pessoal. O primeiro deles relacionava-se à participação do casal Clinton, na época em que Bill era governador do Arkansas, na Whitewater Development Corporation, empresa acusada de operações ilegais. Porém, nada ficou provado contra o presidente norte-americano e sua mulher.

O segundo escândalo, de maior repercussão no Brasil, foi o caso de Bill Clinton com a estagiária Mônica Lewisky, em 1998. Hillary portou-se com dignidade e conseguiu manter sua boa imagem, independentemente da infidelidade do marido.

No ano 2000, Hillary Clinton mudou-se para Nova York e elegeu-se senadora pelo Estado. Pela primeira vez uma primeira dama norte-americana se candidatava ao Congresso e Hillary foi a primeira senadora nova-iorquina do sexo feminino.

Apesar de inicialmente apoiar o presidente George W. Bush na questão da guerra do Iraque, Hillary mudou de posição. Destacou-se então como oposicionista do presidente e foi reeleita ao Senado em 2006. Desde então, já se sabia que ela pretendia ser a primeira mulher a se candidatar à Presidência da República dos Estados Unidos, concorrendo à indicação de seu Partido com Barack Obama, para quem, em junho de 2008, perdeu a disputa.
 

Fonte: Senado dos Estados Unidos e The New York Times

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host