UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Escritor italiano

Italo Calvino

15/10/1923 - Santiago de Las Vegas (Cuba)
19/09/1985 - Siena (Itália)

Do Banco de Dados da Folha

[creditofoto]

[creditofoto]

Calvino participa da resistência italiana contra o exército nazista

O escritor Italo Calvino nasceu em 1923, em Cuba, por onde seus pais, cientistas italianos, estavam de passagem. Sua infância foi em San Remo, na Itália. Em 1941, matricula-se na Faculdade de Agronomia de Turim; mas abandona os estudos ao engajar-se na Resistência Italiana contra o exército nazista. Ao final da guerra, Calvino vai morar em Turim, onde se doutora em letras com uma tese sobre Joseph Conrad.

Em 1947, lança seu primeiro livro, inspirado em sua participação na Resistência. Passa a trabalhar para o jornal comunista L'Unità e, depois, na editora Einaudi. Só a partir dos anos 1950 Calvino começaria a escrever as obras que o tornaram famoso internacionalmente. Seus primeiros grandes sucessos são "O Visconde Partido ao Meio" (1952), "O Barão nas Árvores" (1957) e "O Cavaleiro Inexistente" (1959).

Em 1957, Calvino se desliga do Partido Comunista. Em 1972, publica "Cidades Invisíveis". "Se um Viajante numa Noite de Inverno", de 1979, explora com ironia a relação do leitor com a obra literária. "Palomar" é de 1983. Traduzidos para inúmeras línguas, os três têm lugar de destaque no repertório da literatura pós-moderna da Europa.

Calvino morreu em 1985, consagrado como um dos mais importantes escritores italianos do século 20. Entre seus muitos outros livros incluem-se "Seis Propostas para o Próximo Milênio", "Amores Difíceis" e "O Castelo dos Destinos Cruzados".

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host