UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Escritor e humorista brasileiro

Luis Fernando Veríssimo

26/09/1936, Porto Alegre (RS)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

[creditofoto]

[creditofoto]

O escritor Luis Fernando Veríssimo também é saxofonista

Filho do escritor Érico Veríssimo e Mafalda Veríssimo, Luis Fernando morou nos Estados Unidos entre1943 e 1945, quando seu pai foi lecionar na universidade de Berkeley, na Califórnia. Voltou aos EUA quando tinha 16 anos, também devido ao trabalho do pai, dessa vez em Washington.

Luis Fernando cursou a Roosevelt High School, onde também estudou música, aprendeu a tocar saxofone e a gostar de jazz. Ao retornar ao Brasil, em 1956, começou a trabalhar na editora Globo de Porto Alegre, no setor de arte e planejamento. Em 1962, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde exerceu as atividades de tradutor e redator de publicações comerciais. Casou-se com a carioca Lúcia Helena Massa, com quem teve três filhos.

Em 1967, de volta a Porto Alegre, iniciou sua carreira no jornal "Zero Hora". Trabalhou em diversas seções até conseguir a coluna diária, que o consagrou por seu estilo humorístico. O primeiro livro, "O popular", de crônicas e cartuns, foi publicado em 1973. Depois veio "A Grande Mulher Nua", uma coletânea de seus textos.

Em 1981 lançou "O Analista de Bagé", um grande sucesso editorial. Entre suas obras destacaram-se as séries Ed Mort; O Analista de Bagé; a série de Viagens "traçando Paris", etc. Os admiradores de Luis Fernando Veríssimo também puderam ver seu talento na televisão, na criação de quadros para o programa "Planeta dos Homens", na Rede Globo e em adaptações para a série "Comédias da Vida Privada", baseadas em seu livro homônimo.

Atualmente, o autor escreve para os jornais "Zero Hora", "O Estado de S. Paulo" e "O Globo".

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host