UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Pintor, escultor, poeta e arquiteto renacentista italiano

Michelangelo

06/03/1475, Caprese, Itália
18/02/1564, Roma, Itália

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

[creditofoto]

[creditofoto]

Auto-retrato de Michelangelo, que decorou a Capela Sistina no Vaticano

Michelangelo era filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, ficou órfão de mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação de escultor. Entretanto, seu pai, de uma família da aristocracia florentina, nunca aceitou a inclinação do filho pelas artes, chegando a espancá-lo ao encontrar desenhos em seus cadernos.

Mesmo assim, persistente, aos 13 anos, Michelangelo ingressou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, onde permaneceu por um ano. Depois foi para a escola de escultura do rico banqueiro e mecenas, Lorenzo de Medici. Sua primeira obra produzida na escola foi "O Combate dos Centauros", um baixo-relevo de tema mitológico.

Após a morte de Lorenzo, em 1492, Michelangelo deixou a cidade e fixou-se em Bolonha onde permaneceu por quatro anos. Esculpiu o "Cupido Adormecido" e, em 1496, a convite do cardeal San Giorgio, que havia adquirido a obra, foi morar em Roma. Sob a influência da cultura greco-romana fez duas obras de motivos pagãos, "Baco Bêbado" e "Adônis Morrendo", na mesma época em que fez a cristã e comovente "Pietà".

O artista retornou a Florença em 1501, demonstrando maturidade em trabalhos como a escultura "Davi", e na pintura "A Sagrada Família". A genialidade de Michelangelo encantou o papa Júlio 2o que chamou o artista em 1503 para construir o túmulo papal. O trabalho só foi finalizado em 1545, anos depois da morte de Júlio 2o (falecido em 1513) e da sucessão de outros papas. Do projeto inicial restou apenas o Moisés, o centro do monumento.

Foi também o papa Júlio 2o quem encomendou a Michelangelo a decoração da Capela Sistina. O projeto começou em 1508 e foi concluído em 1512. A pintura retratava todo o Antigo Testamento em imagens dramáticas e tornou-se uma das principais obras de arte do mundo ocidental.

Michelangelo recebeu outros trabalhos dos papas que sucederam Júlio 2o para reestruturar fachadas de capelas e decorá-las. Também merece destaque sua incursão na poesia. Ele produziu sonetos de grande vivacidade sobre os temas religiosos. Michelangelo morreu aos 89 anos.

Veja também:

Renascimento: Características

Renascimento: Valores clássicos

Renascimento: Fases

Renascimento: Escultura

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host