UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Filósofo grego

Protágoras

c. 480 a. C. Abdera, Trácia (Grécia)
c. 410 a. C. Sicília (Itália)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Protágoras nasceu em Abdera, mesma pátria de Demócrito. Ele viajou por toda a Grécia, ensinando em sua cidade natal, na Magna Grécia e especialmente em Atenas, onde teve grande êxito, sobretudo entre os jovens. Era admirado por Péricles e Eurípedes. Platão deu o nome de "Protágoras" a um de seus famosos diálogos.

Protágoras foi provavelmente o primeiro grego a ganhar dinheiro ministrando aulas em áreas como oratória, crítica de poesia, cidadania e gramática, e era famoso pelo alto preço que cobrava.

Antilogia significa, no ceticismo, a oposição entre argumentos, resumida na fórmula geral: a todo argumento se opõe outro de igual força. Protágoras foi o primeiro a defender, na obra "As Antilogias", que a respeito de todas as questões há dois discursos, coerentes em si mesmos, mas que se contradizem um ao outro.

O pensamento protagórico da antilogia relaciona-se com as idéias de Heráclito, que vê o real como algo de contraditório e que afirma a imanência recíproca dos contrários. Contudo, entre Heráclito e Protágoras há uma diferença no modo de expressão da contradição. Enquanto Heráclito, pela supressão do verbo ser, mostra no próprio enunciado a contradição interna da realidade, Protágoras divide a contradição em uma antilogia.

Dos princípios de Heráclito e das variações da sensação, conforme as disposições subjetivas dos órgãos, Protágoras inferiu a relatividade do conhecimento. Essa doutrina foi enunciada com a célebre fórmula: o homem é a medida de todas as coisas. Essa máxima significava que de cada homem, individualmente considerado, dependem as coisas, não na sua realidade física, mas na sua forma conhecida.

Acusado de ateísmo, Protágoras teve de fugir de Atenas, onde foi processado e condenado, e parte de sua obra foi queimada em praça pública. Refugiou-se então na Sicília, onde morreu com 70 anos (por volta de 410 a.C.), dos quais 40 dedicados à sua profissão.
 

Fonte: "Dicionário dos Filósofos", Denis Huisman, Martins Fontes, 2001

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host