UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Estadista e escritor britânico

Winston Churchill

30/11/1874, Woodstock, Inglaterra
24/1/1965, Londres, Inglaterra

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

[creditofoto]

[creditofoto]

Winston Churchill faz o V da vitória em Londres, gesto que se tornou célebre

"Perguntam-me qual é o nosso objetivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória - vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos." Este é um trecho do discurso proferido por Winston Churchill na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, em 13 de maio de 1940, três dias depois de ser nomeado primeiro-ministro, cerca de oito meses após início da Segunda Guerra Mundial.

Winston Churchill era filho de um nobre inglês e de uma americana. Estudou na Academia Militar de Sandhurst e, entre 1895 e 1899, serviu no regimento de hussardos. Trabalhou como correspondente de guerra em Cuba, na Índia e na África do Sul. Na África, participou da Guerra dos Boêres. Acabou prisioneiro e empreendeu uma fuga espetacular, narrada no livro "De Londres a Ladysmith", que o tornou conhecido no mundo inteiro.

Em 1900, foi eleito deputado pelo partido conservador, rompendo com ele em 1904. Dois anos depois, filiou-se ao partido liberal. Eleito deputado, foi convidado a ocupar o cargo de Subsecretário de Estado para as Colônias. Em 1908 foi presidente da junta de comércio e, em 1910, transferiu-se para o ministério do Interior.

Em 1911 Churchill tornou-se Lorde do Almirantado. Modernizou a Marinha de Guerra do Reino Unido. Porém, com o fracasso da expedição britânica na Turquia, em plena Primeira Guerra, pediu demissão e alistou-se no exército.

Com o fim da Primeira Guerra Winston Churchill foi adquirindo um perfil mais conservador e continuou participando ativamente da política. Em 1916 voltou ao parlamento. Entre 1919 e 1921, foi ministro da Guerra; entre 1921 e 1922, ministro das Colônias e, de 1924 a 1929, foi ministro das Finanças.

Em 1939, voltou novamente à Marinha e, em 1940, com a invasão da França pela Alemanha, foi nomeado primeiro ministro. Churchill teve participação decisiva na Segunda Guerra Mundial, colaborando para a vitória dos aliados contra os alemães. Realizou inúmeras viagens, costurou alianças e traçou estratégias militares fundamentais para a vitória aliada.

Mesmo assim, seu partido perdeu as eleições em 1945, e Churchill foi obrigado a renunciar. Em 1951, retornou à política, voltando a ocupar o posto de Primeiro ministro até 1955, quando renunciou por problemas de saúde.

Winston Churchill recebeu o Prêmio Nobel de literatura em 1953, devido aos seis volumes de sua famosa obra "A Segunda Guerra Mundial". Aos 90 anos, vítima de um derrame, Churchill faleceu, encerrando uma era na história do século 20.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host