Comunicar erro
28/02/2004 -
Woodrow Wilson

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Presidente dos EUA entre 1913 e 1920

Woodrow Wilson

28/12/1856, Staunton, Virgínia
1924

Da Redação
Em São Paulo

Woodrow Wilson nasceu em 1856, na Virgínia. Seu pai foi pastor em Augusta, no Estado da Geórgia, sul do país, durante a Guerra Civil e um professor na cidade de Columbia, Carolina do Sul, durante a Reconstrução.

O jovem Woodrow sabia muito bem o que era uma guerra. Após se formar em Princeton (na época College of New Jersey) e na Escola de Direito da Universidade da Virgínia, Wilson obteve seu doutorado na Universidade Johns Hopkins e partiu para uma carreira acadêmica. Ele avançou rapidamente como um jovem professor conservador de ciência política e se tornou reitor de Princeton em 1902.

Após se eleger governador de Nova Jersey em 1910, ele foi indicado para a presidência na convenção democrata de 1912. Wilson venceu a campanha com um programa chamado "Nova Liberdade", que destacava o individualismo e os direitos dos estados.

Como o ex-presidente Theodore Roosevel (1901-1908), Woodrow Wilson via a si mesmo como representante pessoal do povo. "Espera-se que ninguém, exceto o presidente", disse ele "cuide dos interesses gerais do país".

Wilson aprovou importantes leis no Congresso. A primeira foi uma redução de tarifas, a Lei Underwood; que também criava um imposto de renda federal gradual. A aprovação da Lei de Reserva Federal forneceu ao país a provisão mais elástica de dinheiro de que necessitava. Em 1914, uma legislação antitruste estabeleceu a Comissão Federal de Comércio para proibir práticas comerciais desleais.

Mais leis vieram em 1916. Todas elas representam as principais preocupações do Partido Democrata: uma lei proibia o trabalho infantil; e outra limitava o trabalho dos ferroviários a oito horas por dia. Em virtude desta legislação e do slogan "ele nos manteve fora da guerra", Wilson venceu por margem estreita a reeleição.

Mas após a eleição, Wilson concluiu que os Estados Unidos não podiam permanecer neutros na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que assolava a Europa. Àquela altura, os alemães pareciam caminhar para a vitória, pois a Rússia, em plena Revolução de 1917, havia-se retirado do conflito permitindo que os alemães concentrassem suas forças na frente ocidental.

Em 2 de abril de 1917, ele pediu ao Congresso a declaração de guerra contra a Alemanha para tornar o mundo "seguro para a democracia".

O enorme esforço americano fez a balança lentamente pender a favor dos Aliados. Após a Alemanha assinar o armistício em novembro de 1918, Wilson foi para Paris para tentar construir uma paz duradoura: eram os "14 pontos de Wilson". O presidente esperava evitar novos conflitos mediante tratados que não humilhassem nem impusse penas exageradas aos vencidos.

Woodrow Wilson posteriormente apresentou ao Senado o Tratado de Versalhes, contendo a Convenção da Liga das Nações, e perguntou: "Ousaremos rejeitá-la e partir o coração do mundo?"

Mas a eleição de 1918 mudou a balança no Congresso a favor dos republicanos. Por sete votos o Tratado de Versalhes foi rejeitado no Senado.

O presidente, contrariando os alertas de seus médicos, realizou uma turnê nacional para mobilizar o sentimento público a favor do tratado. Exausto, ele sofreu um derrame e quase morreu. Cuidado carinhosamente por sua esposa, ele viveu até 1924.

Com informações da The White House Historical Association

Receba notícias

Lição de Casa Dicionários

Aulete

Português

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host