15/01/2010 - 06h16

O bem e o mal que nos enviam por e-mail

Todo mundo que tem e-mail recebe dezenas de mensagens absolutamente inúteis, quando não perigosas por causa de prejuízo financeiro.

Isso sem falar nos casos extremos que podem levar, como de fato já levaram, pessoas à morte.

Correntes e orações

O incrível é que a grande maioria que usa e-mail não tem o mínimo desconfiômetro de que para muitos aquela é uma ferramenta de trabalho e não de passatempo.

Sei que não sirvo de modelo. Mas, talvez até por causa de certa exposição em decorrência desta coluna que escrevo semanalmente, vou falar de minha própria experiência.

Recebo em média uma centena de e-mails por dia. Dificilmente aproveito cinco. Nem vou falar de assessorias de imprensa que me enviam mensagens que não têm nada a ver com o que escrevo.

Vou falar de parentes, conhecidos e, infelizmente, até mesmo amigos que ficam enviando orações de tudo quanto é santo e, pior, aquelas que no final trazem a frase fatídica: envie para dez (12, 20...) pessoas e receba algo muito valioso para você.

Como jamais passo isso para frente, imagino que seja essa a razão de nunca ter ganhado sorteio algum.

Isso pode salvar sua vida e a de muitos outros

Há, no entanto, mensagens de orientação em casos de emergência que podem ser muito úteis. Resolvi compartilhar com vocês esta que recebi e que achei muito importante. Reproduzo abaixo o texto, tomando a liberdade de adequar a redação ao estilo da coluna.

É uma mensagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prestado através do número 192 em São Paulo.

Fique sabendo: Informativo Samu

As pessoas que através das ambulâncias do Samu atendem emergências médicas perceberam que muitas vezes os feridos nos acidentes têm um celular.

No entanto, na hora de socorrer esses doentes, não sabem para quem devem ligar porque há uma longa lista de nomes de pessoas e seus respectivos telefones no celular dos acidentados.

Assim, o Samu lança a seguinte idéia: que todas as pessoas acrescentem na sua lista de contatos o NÚMERO DE PARA QUEM SE DEVE LIGAR em caso de emergência.

Isso deve ser feito da seguinte forma: digitar o número da pessoa e salvar com a identificação 'AA Emergência' (as letras AA vão fazer com que esse número apareça sempre em primeiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito o Samu ou quem nos socorrer.

Se lhe parecer correta a proposta, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

É somente mais um dado que registramos em nosso celular e que pode ser a nossa salvação.


Gostaria de fazer apenas duas observações: 1. infelizmente o celular, pelo menos o meu, não aceita cadastrar um número que já faça parte da lista de contatos. Ou seja, você primeiro precisa apagar o número que vai usar do local onde ele está; 2. não dá para colocar também o nome da pessoa além de 'AA Emergência'.

Com Lucila Cano