12/02/2010 - 06h41

Trânsito mata 5.000 crianças por ano

Os dados do Ministério da Saúde mais atualizados de que dispomos são de 2007. Mesmo assim, representam uma dura realidade: naquele ano 5.324 crianças morreram e mais de 136 mil foram hospitalizadas vítimas de acidentes de trânsito. Esses acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos em nosso país.

A ONG Criança Segura se dedica à prevenção de acidentes com crianças entre zero e 14 anos. Para isso, desenvolve uma série de ações, como incentivo à abordagem do assunto e participação nas discussões referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem à segurança, à saúde e ao bem-estar da criança.

Além disso, a Criança Segura procura conscientizar a sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público.

Ela também faz campanhas de mobilização para sensibilizar e engajar as pessoas, de forma que elas se tornem multiplicadoras da informação, contribuindo para a adoção de comportamentos seguros.

Curso on-line

Agora a ONG Criança Segura quer aumentar ainda mais o alcance da causa, e dar uma importante ferramenta de auxílio a educadores e responsáveis para que reflitam sobre o tema e tomem a iniciativa de desenvolver ações que ajudem a prevenir os acidentes de trânsito que matam tantas crianças brasileiras.

Para isso ela está selecionando educadores interessados em participar do Criança Segura na Escola online, projeto de educação a distância.

Podem participar educadores atuantes na educação infantil, no ensino fundamental ou em atividades de contraturno escolar, oferecidas por organizações sociais que fazem atendimento direto a crianças e adolescentes. Os inscritos devem ainda ter acesso a um computador com o programa Windows 2003, no mínimo, e ligação regular à internet, de preferência via banda larga.

São cem vagas. As inscrições podem ser feitas pelo próprio interessado até 27 de fevereiro. Serão selecionados os educadores que primeiro enviarem as fichas de inscrição devidamente preenchidas. Todos os contatos serão respondidos. O nome dos participantes será divulgado no dia 1º de março, no site da Criança Segura.

Gratuito e em três módulos

Desenvolvido em parceria com a Band-Aid/Johnson & Johnson, o Programa Criança Segura na Escola online é realizado na plataforma da Universidade Corporativa Johnson & Johnson e é formado por três módulos: segurança no trânsito, segurança em outras situações e projetos para sala de aula.

A carga horária é de 20 horas por módulo e a dedicação ao curso poderá ser organizada livremente, de acordo com a disponibilidade pessoal do interessado.

O curso é gratuito e realizado inteiramente a distância. As aulas serão dadas de 1º de março a 12 de junho. A certificação é por módulo e os que participarem de todos eles receberão um certificado global de conclusão do curso.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail escolas@criancasegura.org.br e solicitar uma ficha de inscrição ou acessá-la no site da Criança Segura. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/3371-2363.

No site, podem também ser encontradas informações e orientações a respeito dos perigos que as crianças enfrentam dentro de casa. Há ainda informações a respeito dos diferentes tipos de cadeira para as crianças serem acomodadas com segurança dentro dos carros.

A preocupação, enfim, da ONG Criança Segura é orientar, dar as informações possíveis e colocar à disposição dos interessados todos os meios para que as crianças cresçam em segurança.

* Com Lucila Cano