26/03/2010 - 21h15

Espiritualidade é a nova tendência do cinema brasileiro

Poucos perceberam, mas 2009 trouxe pelo menos duas grandes novidades ao mercado cinematográfico: um dos filmes de maior bilheteria não foi daquelas produções que costumam ter em seu elenco atores em evidência em alguma novela. E uma das produtoras do filme não é do eixo Rio-São Paulo.

Estamos falando de "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", com público de 505.369 pessoas nos cinemas. O filme ficou 27 semanas em exibição, resultado surpreendente e raro para um filme nacional e até mesmo internacional! Começou no dia 29 de agosto de 2008 e encerrou o circuito nacional no dia 26 de março de 2009.

Durante a primeira semana de exibição ficou em segundo lugar na classificação entre todos os filmes que estavam sendo exibidos no Brasil. Durante as duas primeiras semanas foi o filme com a maior media de publico por sala no país, superando todas as produções internacionais e nacionais.

Teve cobertura e reconhecimento dos principais veículos de comunicação do País: Jô Soares, Vídeo Show, Amaury Junior, Super Pop, Revista Veja, Revista Época, Revista Isto É, Jornal O Globo, Folha de São Paulo etc.

Testar o mercado

Ficou em sexto lugar no ranking dos filmes nacionais mais assistidos no País lançados em 2008. Foi exibido em Portugal durante duas semanas durante o mês de maio de 2009. Bezerra de Menezes atingiu 31 mil DVDs vendidos em apenas três semanas após o lançamento. O filme esta sendo exibido na rede TeleCine desde o dia 21 de dezembro de 2009.

Segundo Luís Eduardo Grangeiro Girão, "a Revista Época e Isto É deram capa para o centenário do Chico Xavier e essa onda de filmes, que começou com a nossa ONG Estação da Luz que lançou "Bezerra de Menezes" para 'testar' o mercado".

Girão vê nisso "simplesmente uma nova tendência do Cinema Brasileiro. Um cinema do bem. Da cultura da paz".

Por isso a Estação da Luz, de Fortaleza, CE, se associou à Globo na produção do filme "Chico Xavier", de Daniel Filho, que estreará em 2 de abril, exatamente no dia em que Chico Xavier completaria cem anos (e é uma sexta feira da Paixão).

5ª Semana Chico Xavier

Segundo os produtores, "A Semana Chico Xavier vem acontecendo em Fortaleza a cada ano com o intuito de disseminar a cultura em nome da paz, do amor, da fraternidade e em favor da vida. Com a comemoração dos cem anos de vida do médium, a quinta edição foca ainda mais a vida e obra de Chico Xavier, ícone de amor e doação".

A 5ª Semana Chico Xavier foi aberta com a exposição "Os Pacifistas", em cartaz no Shopping Via Sul, e a programação segue até o dia 9 de abril, data de lançamento do livro "Chico Xavier: a História do Filme de Daniel Filho", do jornalista e escritor Marcel Souto Maior. A semana ainda contará com uma série de atividades como exposições, ônibus temático, palestra, inauguração de um café temático, lançamento do filme "Chico Xavier", apresentação de teatro, entre outras ações.

A exposição "Os Pacifistas", aberta no final de fevereiro, fica em cartaz até o dia 4 de abril. A mostra apresenta painéis com a história de 16 personalidades que contribuíram de forma determinante pela paz no planeta, como Chico Xavier, Dalai Lama, Dom Helder Câmara, Irmã Dulce, João Paulo II, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, entre outros.

A programação conta ainda com a peça "Chico Xavier: A Mão dos Imortais", a ser encenada no dia 28 de março, às 18h, no Teatro Nadir Sabóia (rua 8 de Setembro, 1331 - Varjota).

"Espiritualidade é a nova tendência do cinema brasileiro", diz Luís Eduardo Grangeiro Girão.

* Com Lucila Cano