ISO 26000, marco da responsabilidade social
Por Engel Paschoal
Desde 2005 se fala na ISO 26000 - Guidance on Social Responsibility (guia em responsabilidade social). A importância dela pode ser medida não apenas pelos cerca de 400 especialistas de quase 80 países e 40 organizações internacionais que a discutem preliminarmente, mas também pelo peso da ISO (International Organization for Standardization, organização internacional de normatizações), responsável pelas padronizações internacionais mais conhecidas.
Segundo Milena Beguito Pires, da Gerência do Processo de Normalização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que representa essa organização internacional no Brasil, "a ISO está sempre buscando soluções para as necessidades de empresas e da sociedade, por meio de normas internacionais que facilitam o comércio, disseminam conhecimento e compartilham os avanços tecnológicos e as boas práticas de gestão. Suas normas proporcionam melhorias em desenvolvimento, produção, suprimentos das empresas, com o objetivo de tornar o processo mais eficiente, seguro e limpo".
Orientação em vez de certificação
A gerente da ABNT esclarece que "a ISO 26000 não foi desenvolvida para fins de certificação, por se tratar de uma norma que buscará prover orientação às organizações que realmente desejem operar segundo conceitos de responsabilidade social como resultado de um processo interno de conscientização em relação ao assunto".
No entanto, a "ISO 26000 poderá se converter em poderoso instrumento para auxiliar empresas, governos, associações, entidades dos mais variados perfis e ONGs a incorporar a responsabilidade social como princípio de gestão, contribuindo desta forma para a utilização mais consciente e sustentável de recursos naturais e humanos em escala global", diz Milena Beguito Pires.
E acrescenta: "A ampliação da consciência com relação à responsabilidade social e o estabelecimento de um entendimento comum a respeito, promovendo boas práticas e nivelando o assunto em nível global, será uma conquista do mundo inteiro, pois beneficiará a sociedade com processos, produtos e serviços baseados em práticas economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas".
Para o terceiro trimestre de 2010
A ISO 26000 não conterá requisitos para as empresas que quiserem aderir a ela. "As empresas que estiverem dispostas a incorporar a responsabilidade social à sua gestão encontrarão na norma ISO 26000 um guia de orientação com diretrizes sobre os princípios a serem observados, temas a serem tratados e indicação sobre as melhores ferramentas disponíveis no mercado para tal", esclarece a gerente da ABNT.
A ISO 26000 deve ser publicada no terceiro trimestre de 2010 e encontra-se em momento crucial do seu desenvolvimento, segundo a gerente da ABNT: "O Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (WG SR) decidiu em sua 6ª plenária, realizada em Santiago, Chile [entre 1º e 5 de setembro de 2008], que o documento estava maduro o suficiente para avançar para o estágio seguinte (Committee Draft - CD) [comitê de rascunho]. Na fase de CD, o objetivo é a obtenção de consenso primeiramente entre os especialistas em nível nacional, sendo os comentários enviados ao WG SR através dos Organismos Nacionais de Normalização - ONN (no caso do Brasil, o organismo é a ABNT) juntamente com o voto nacional de apoio, ou não, ao documento. Os votos irão indicar se os ONN consideram o CD maduro o suficiente para progredir para o estágio seguinte (Draft International Standard - DIS) [rascunho de padrão internacional], no qual já se terá alcançado nível de consenso bastante próximo do necessário para a publicação da norma internacional".
Milena Beguito Pires finaliza: "Dois importantes subgrupos do WG SR irão analisar e agrupar os comentários recebidos pelo CD, bem como identificar os pontos mais sensíveis que deverão ser trabalhados na próxima reunião plenária do WG SR, a se realizar em Quebec, Canadá, de 18 a 22 de maio de 2009".
* Com Lucila Cano.
Seus artigos só poderão ser reproduzidos com autorizaçãos prévia.