Topo

Nosso jeito de educar

Thinkstock
Imagem: Thinkstock
Leo Fraiman

03/10/2014 16h55

Nós, educadores, estamos fazendo o papel de protagonistas pela construção da escola dos nossos sonhos?

Imagine uma instituição de ensino onde as pessoas se consideram, importam-se umas com as outras e querem mesmo aprender. Um lugar em que há acertos celebrados e erros que servem de lição. A escola dos seus sonhos, onde estes são escutados, acolhidos e regados.

Esse lugar existe, como uma fagulha em cada um de nós. É a porção de luz e de amor, que, quando acionada, nos leva a querer fazer as coisas bem-feitas. É ela que nos traz de volta ao eixo, que nos lembra de que podemos e merecemos mais da vida e que chegamos ao nosso melhor quando estamos verdadeiramente imbuídos do desejo sincero de compartilhar. Educar é mais do que dar aula. É amar a vida. É servir a Deus com fé e amor ao próximo. As técnicas, ideias e teorias são as pernas e os braços do educador. Mas, sem mente e coração abertos, ele não é nada.

Essa escola tão sonhada por todos nós, que nos importamos, está nascendo. Em todo o mundo vem acontecendo uma revolução silenciosa de educadores de todas as áreas do conhecimento que estão buscando o novo, conectando-se com novas tecnologias, escrevendo suas identidades e aperfeiçoando suas práticas. Eles colocam-se a serviço do que há de mais elevado em nossas vidas: a espiritualidade, o desejo de nos aproximarmos da melhor versão de nós mesmos. Com esta força, nada nos detém. Ao contrário, tocamos o além.

Entendemos que a razão de ser de uma instituição de ensino é servir aos alunos de forma sustentável: ética, eficaz, envolvente. Para alcançar esse objetivo, tão importante para o nosso futuro, devemos dar a eles as oportunidades de construir uma vida digna e realizada. Nossa missão como educadores é contribuir para que nossos alunos se tornem pessoas melhores, íntegras e comprometidas com o desenvolvimento de um mundo mais justo e feliz.