Inovação em negócios sustentáveis

Lucila Cano

Lucila Cano

Você já pensou em comprar um produto, um equipamento, e ter na embalagem a informação de onde descartar para reciclagem, não só a embalagem, mas o próprio material, ao final do seu ciclo de consumo?

Pois esse avanço na luta pela preservação ambiental logo será possível com a adoção do Rótulo Descarte Padrão. Em São Paulo, duas ações propõem a criação do rótulo juntamente com um serviço gratuito de informação de pontos de descarte. Na Câmara Municipal, o vereador Gilberto Natalini (PV) protocolou o Projeto de Lei no. 560/2011 em 23 de novembro passado. Na Assembléia Legislativa, o deputado Beto Trícoli (PV) e a deputada Célia Leão (PSDB) também protocolaram igual projeto em 22 de novembro.

A simultaneidade das propostas se deve aos esforços de dois jovens executivos, que juntaram espírito empreendedor à sua bagagem profissional e acadêmica para trabalhar pela economia verde.

Inspirados pelas redes sociais, Fabio Biolcati e Martin Mauro, criaram uma rede ambiental com a ambição de atuar globalmente, embora ela seja cem por cento brasileira. Assim, em fevereiro de 2010, surgiu a Made in Forest (www.madeinforest.com).

Acesso de 80 países e 30 mil cadastros

O objetivo da rede é integrar a comunidade ambiental, gerando conscientização, relacionamentos, demanda e novos negócios. Três pontos nortearam a sua criação: a população recebe notícias sobre meio ambiente e sustentabilidade, mas dificilmente encontra produtos e serviços “eco” no varejo; no geral, os “eco” fornecedores são empresas pequenas e médias que não têm acesso aos canais de distribuição; a internet e as mídias sociais já fazem parte do cotidiano da sociedade.

Desde que foi criada, a Made in Forest vem reunindo segmentos da economia verde: ONGs; eco produtos; prestadores de eco serviços; eco turismo; pontos de reciclagem; eco educação e uma área voltada para quem se interessa pelas causas da sustentabilidade e meio ambiente, denominada Eco Cidadão.

Cada empresa, ONG ou indivíduo se cadastra gratuitamente na rede e cria o seu próprio mini site. Esse pode oferecer conteúdo em forma de texto, contatos, fotos, vídeo ou outras apresentações.

Atualmente a Made in Forest possui escritórios em São Paulo e em Miami. Soma 30 mil cadastros e visitas de mais de 80 países. A credibilidade do conteúdo é fiscalizada pelos consumidores, que podem fazer postagens ou comentários nas páginas de cada empresa ou ONG visitada. A divulgação é feita pelas redes sociais. A receita é gerada pela comercialização de espaços publicitários para anunciantes da economia verde.

Os endereços da reciclagem

No final de novembro, a Made in Forest lançou a Central da Reciclagem (www.centraldareciclagem.org), uma plataforma com endereços de todo o país para o descarte de 36 tipos de materiais recicláveis. São mais de 15.000 pontos em 3.000 municípios e os usuários sempre podem cadastrar novos pontos de descarte.

Segundo Fabio Biolcati, “o consumidor queria descartar corretamente os resíduos passíveis de reciclagem, mas não sabia como. A central é um serviço gratuito, de utilidade pública e, para localizar um ponto de descarte, agora basta entrar no site, clicar no material que deseja reciclar e digitar o nome da sua cidade”.

Outro aspecto relevante da central são as orientações sobre as características de cada material a ser reciclado. "Queremos que a população conheça os detalhes da reciclagem dos materiais que descarta, de modo a avaliar o impacto sobre o meio ambiente", comenta Martin Mauro.

Em vídeo ou em texto, essas informações são apresentadas de maneira didática e abrem um canal de educação ambiental sempre disponível.

Na prática, seja através da Central da Reciclagem, seja através de outras áreas da rede, a Made in Forest vem demonstrando que o consumo sustentável pode gerar empregos, renda e novos negócios, em benefício da população e seus respectivos municípios.

O Rótulo Descarte Padrão é um exemplo de que informação, comunicação e inovação podem ser os meios mais eficazes para a economia dos novos tempos.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.

Lucila Cano

Colunista especialista em temas relacionados ao 3º setor; assumiu a coluna em 9/4/2010



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos