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Participação infantil

Lucila Cano

14/02/2014 06h00

A maneira como a criança vê, sente e expressa as características do lugar em que vive pode ajudar, e muito, a melhorar as condições físicas, sociais e ambientais dos espaços que ocupamos. Daí a importância do 1º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil que o Cecip (Centro de Criação da Imagem Popular) lançou em 10 de fevereiro.

O prêmio é destinado a instituições públicas ou privadas, ONGs e associações que incluam projetos que valorizem a participação de crianças entre três e 11 anos de idade. O prazo para inscrições vai até 31 de março por meio do site www.premioparticipacaoinfantil.org.br.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por um grupo de jurados especializados que responderão pela seleção final de seis projetos. Os vencedores serão divulgados em 6 de junho. A previsão é de que três deles recebam premiações em dinheiro e três recebam menções honrosas.

Essa realização, pela primeira vez em caráter nacional, tem apoio da Fundação Bernard van Leer e do Instituto C&A. Com ela, o Cecip dá continuidade ao Projeto Criança Pequena em Foco, que desenvolve desde 2012.

O que é isso?

Para entendermos melhor o que é um projeto com participação infantil, vale a pena conhecer um pouco do que o Cecip já fez por meio do Projeto Criança Pequena em Foco, que procura compreender a perspectiva que as crianças têm do lugar onde vivem.

Numa primeira etapa do projeto, em 2012, foram realizadas oficinas com cerca de 100 crianças, frequentadoras de instituições comunitárias e moradoras das comunidades Santa Marta e Babilônia, no Rio de Janeiro.

Os resultados obtidos com tal trabalho resultaram na publicação “Vamos ouvir as crianças? Caderno de Metodologias Participativas”.

Já em 2013, outra etapa do Projeto Criança Pequena em Foco foi direcionada para a inclusão de crianças da cidade no planejamento de ações para um trânsito seguro.

Segundo relato de Moana Van de Beuque, antropóloga e coordenadora do projeto, “no Complexo do Alemão, crianças de seis anos identificaram os problemas que enfrentam no caminho de casa para a escola, como a excessiva velocidade de carros e motos. Em conjunto com a UPP Social e a CET-Rio, que desenvolve projeto semelhante com crianças mais velhas, os pequenos estão participando do processo de elaboração e implementação de ações para minimizar os riscos que encontram nesse trajeto. Esta experiência, que tem o apoio da comunidade e da escola, é uma tecnologia social que poderá ser disseminada como política pública a outros locais”.

Saber para transformar

O Cecip atua na produção de materiais audiovisuais e impressos, além da realização de projetos de articulação e mobilização social e da capacitação de educadores e outros agentes sociais para a construção de uma sociedade democrática. Foi criado em 1986 por um grupo de profissionais respeitados e reconhecidos em suas áreas de atividade: Paulo Freire, Ennio Candotti, Eduardo Coutinho, Ana Maria Machado, Washington Novaes, Chico Alencar e Claudius Ceccon, atual diretor executivo do centro.

Mas, se a visão das crianças ajuda a transformar o mundo feito pelos adultos, a participação delas em projetos como o proposto pelo prêmio do Cecip também as beneficia. Como diz Ceccon, “incluir a participação de crianças e adolescentes é percebê-los como pessoas completas, competentes, curiosas e criativas, capazes de agir no momento presente de suas vidas. O envolvimento desse público no planejamento e execução de projetos em distintas escalas não só enriquece seu desenho, tornando-os mais aderentes à realidade, como constitui para essas crianças um importante processo de vivência na construção da sua cidadania”.

A cidadania segue arranhada pela ignorância e pela falta de valores no estágio atual da sociedade. Iniciativas como esta do 1º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil são um alento para que tenhamos cidadãos e tempos melhores.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.