Topo

Nada é impossível

Lucila Cano

25/04/2014 17h27

Todo dia é um bom dia para se satisfazer um desejo. Mas, para lembrar a todos que existem desejos muitos especiais, que só podem ser realizados se também houver uma ajuda especial, a Make-A-Wish Foundation International, cujo nome significa “Fundação Faça um Desejo”, escolheu o 29 de abril para o World Wish Day (Dia Mundial do Desejo).

Tal escolha não foi obra do acaso. Ela registra o nascimento da Make-A-Wish Foundation, após a realização de um primeiro desejo em 29 de abril de 1980. Naquele dia, a mãe, alguns amigos e um grupo de oficiais de polícia, com a cooperação do Departamento de Segurança Pública do Arizona, nos Estados Unidos, atenderam ao pedido de Christopher Greicius, um menino de sete anos, portador de leucemia, que sonhava ser policial.

Ele ganhou um uniforme sob medida, capacete, distintivo, visitou o quartel general e passeou de helicóptero. A partir desse episódio, a comunidade local ganhou uma ação social que, depois, se ampliaria para outras partes do mundo.

Ao ter como missão realizar desejos de crianças com enfermidades que colocam em risco as suas vidas, o trabalho da Make-A-Wish Foundation proporciona uma experiência transformadora, que fortalece a esperança e dá mais alegria a todos: crianças, parentes e os voluntários que se dedicam a essa ação.

Mil sonhos em 2014

A Make-A-Wish Brasil é uma das 37 filiadas da fundação hoje presente em quase 50 países. A representante brasileira foi fundada em outubro de 2008 e possui uma unidade na cidade de São Paulo e outra em Campinas. Certificada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, já realizou mais de 700 sonhos de crianças de todo o país com o auxílio de uma rede de 110 voluntários.

No site da Make-A-Wish Brasil (www.makeawish.org.br), o “sonhômetro” marca 742 sonhos realizados. Salim Tannus, presidente da instituição, espera atingir a meta de 1.000 sonhos em 2014. “Para isso, selecionaremos mais voluntários e buscaremos mais parcerias corporativas. Afinal, não realizamos sonhos sozinhos”, diz ele.

Patrocínio, apoio, voluntariado corporativo e programas de desenvolvimento e competências são algumas das modalidades de parceria que a Make-A-Wish Brasil oferece a parceiros institucionais. Doadores individuais também são bem-vindos.

Vale a pena fazer uma visita ao site para conhecer melhor o trabalho da Make-A-Wish Brasil, bem como para descobrir que alguns desejos são muito simples de serem concretizados. De certa maneira, eles estão ordenados em quatro categorias: sonho ter; sonho ser; sonho conhecer; sonho ir. Exemplos?: “sonho ter um smartphone”; “sonho ser pintora”; “sonho conhecer um jogador de futebol, ou cantora, ou artista”; “sonho ir à praia”.

Participar faz bem

O site da Make-A-Wish Brasil é o caminho para que sonhos sejam cadastrados pela própria criança, pelo pai ou responsável legal, ou pelo médico responsável por ela. Quem quer ser um voluntário, deve se candidatar pelo site também.

Para reafirmar o poder transformador da realização de um sonho em todas as pessoas que participam das ações da Make-A-Wish, o site traz alguns percentuais de pesquisa realizada nos Estados Unidos.

Segundo o levantamento entre os pais, 89% observaram aumento na força emocional das crianças, o que ajudou a melhorar o quadro clínico delas; 75% observaram que a realização do sonho aumentou a força e a saúde física das crianças; 98% sentiram que a experiência deu a eles a oportunidade de terem uma família “normal” novamente; 84% observaram redução no nível de ansiedade e temor dos filhos. Quanto aos voluntários, 92% deles sentiram um aumento na vontade de doar e ajudar outras famílias.

Salim Tannus traduz esses percentuais em uma frase emocionante: “Para uma criança gravemente doente ter um sonho realizado significa que nada é impossível. Significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, esquecer tudo por um momento e ser apenas criança”.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.