Topo

Bate-bola social

Menino joga futebol em escola pública do Rio - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Menino joga futebol em escola pública do Rio Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Lucila Cano

30/05/2014 06h00

Nestes dias pré-Copa, podemos conhecer um pouco mais da vida e dos momentos de superação de nossos craques no país e no mundo. Eles estão em peças publicitárias (algumas muito divertidas) e em reportagens e entrevistas que antecedem o grande evento.

As histórias têm muitas semelhanças entre si. Imagino que elas também se assemelhem às narrativas de outras seleções, em outros idiomas, sob outros climas, em outros cenários. O futebol, e como ele, toda atividade esportiva, tem o poder de energizar sonhos.

Já a materialização do sonho depende, não só no esporte, mas em qualquer circunstância, de trabalho, disciplina, estudo, apoio da família e dos amigos e, por que não, um bocadinho de sorte.

O que chama atenção, e merece aplausos, é que em alguma fase da vida a grande maioria dos craques abraça causas sociais. No geral, os beneficiados são crianças e jovens que, assim como eles próprios já sonharam um dia, pensam em prosperar, fazer carreira e repetir (ou até superar) os feitos dos seus ídolos.

Em exposição

O momento de grande exposição para o futebol mundial também é propício para a divulgação dessas causas. Uma delas é a Fundação Cruyff Court que, em 5 de junho, levará 15 brasileiros, entre meninos e meninas de até 13 anos de idade para disputar a Copa Cruyff Court na Holanda.

A fundação é obra do ex-jogador e técnico holandês Johan Cruyff, mundialmente conhecido como um dos melhores do século passado. Ele conta com o apoio de empresas e entidades internacionais para desenvolver projetos esportivos e educativos para crianças e jovens entre 7 e 17 anos, que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social.

O Cruyff Court possui cerca de 185 espaços em vários países. A primeira sede das Américas foi inaugurada no Brasil, em 2010. Fica no bairro de Ermelino Matarazzo, Zona Leste da cidade de São Paulo. Lá, além da prática do futebol, os alunos e seus familiares têm acesso a atividades educativas baseadas em valores como o respeito, cooperação, participação social e responsabilidade.

Entre 6 e 12 de junho, os jovens brasileiros participarão do campeonato que também receberá crianças da Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Israel e Malásia. Além dos jogos, a viagem incluirá atividades culturais e encontros com instrutores e estudantes de outros países, com o objetivo de ampliar conhecimentos e incentivar a valorização dos estudos.

Amor à bola

Outra ação de alcance internacional, mas encabeçada por brasileiros, é o Projeto love.fútbol, com presença na Guatemala e no Brasil, já há sete anos. 

O jogador Hernanes é o embaixador do projeto e já convocou para o seu time outro parceiro da seleção, o zagueiro David Luiz. Entre os atletas internacionais que apoiam a causa estão Graham Zusi, da seleção americana; Yuto Nagatomo, do Japão; e Fredy Iguarin, da Colômbia. 

Todos anseiam que outros jogadores da Copa do Mundo se unam ao projeto, que tem como proposta criar áreas de lazer e quadras de futebol para crianças, em parceria com comunidades de baixa renda. Os organizadores entram com os meios e a orientação para que as próprias comunidades construam as suas quadras de futebol em lugares onde antes as crianças não dispunham de espaços seguros para jogar.

O Projeto love.fútbol conta com patrocinadores, mas também busca a adesão do público para ser ampliado (http://www.lovefutbolbrasil.org). Seis comunidades já foram favorecidas no país: Várzea Fria e Penedo (ambas em São Lourenço da Mata, PE); Cachoeira (Maragogi, AL); Complexo do Alemão (Rio de Janeiro, RJ); Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais (as duas no Paraná). 

A próxima quadra será inaugurada em Itaquera (São Paulo, SP), dentro da Obra Social Dom Bosco, a partir das 9h do dia 12 de junho. Os jogadores Marta e Bebeto, embaixadores da Copa, participarão do evento. Depois, rumarão para a Arena Corinthians, que fica ali perto e onde, à tarde, o jogo Brasil e Croácia dará início à Copa do Mundo 2014.

 * Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.