Topo

Registros de outubro

7.out.2014 - Voluntários vestem camisas e capacetes cor de rosa e formam o símbolo da campanha para estimular mulheres a fazerem os exames que detectam o câncer de mama, em Nova York (EUA) - Jewel Samad/AFP
7.out.2014 - Voluntários vestem camisas e capacetes cor de rosa e formam o símbolo da campanha para estimular mulheres a fazerem os exames que detectam o câncer de mama, em Nova York (EUA) Imagem: Jewel Samad/AFP
Lucila Cano

10/10/2014 08h00

Anualmente, a segunda quinta-feira de outubro registra o Dia Mundial da Visão. O sinal de alerta para a prevenção de doenças oftalmológicas reafirma a meta da Organização Mundial da Saúde de acabar com a cegueira evitável até o ano 2020.

Por cegueira evitável entende-se que até 80% dos casos resultem de causas previsíveis e/ou tratáveis se as pessoas, principalmente adultos com mais de 40 anos, passassem por consultas periódicas com um oftalmologista.

Em junho de 2012, uma pesquisa do Ibope para a SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma) mostrou que 36% dos brasileiros adultos nunca haviam ido ao oftalmologista, enquanto outros 18% fizeram apenas uma consulta em toda a vida.

A preocupação da SBG procede. O glaucoma é a maior causa de cegueira no mundo. No Brasil, já afetou mais de um milhão de pessoas. Trata-se de uma doença silenciosa, de caráter hereditário, que causa a perda progressiva da visão e precisa ser diagnosticada precocemente para que os tratamentos sejam bem-sucedidos.

Informação ajuda

É importante saber que o risco aumenta com a idade e para quem já teve casos da doença na família. Negros tendem a desenvolver o glaucoma em idade inferior à média e, portanto, devem passar por consultas periódicas a partir dos 35 anos. A mesma recomendação é válida para míopes que usam lentes acima de seis graus, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.

Assim como o glaucoma, o câncer de mama deve ser diagnosticado precocemente por meio de exames preventivos periódicos. É o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa para 2014 é de 57 mil novos casos. Ocorrências de câncer na família e a idade são fatores de risco. De cada cinco mulheres afetadas pela doença, quatro têm mais de 50 anos.

A campanha Outubro Rosa cresce no país e no mundo desde o primeiro dia do mês para que todos se lembrem de que a prevenção contra o câncer de mama é fundamental.

Presente para pais e professores

Outubro ainda é mês das crianças e dos professores. Um bom presente para todos, inclusive pais e responsáveis pelos pequenos, é uma iniciativa da ONG Criança Segura, que atua no Brasil desde 2001 e é afiliada à rede internacional Safe Kids Worldwide.

Desde o segundo semestre de 2010, a Criança Segura oferece cursos gratuitos a distância com o objetivo de disseminar a cultura de prevenção de acidentes e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade de crianças e adolescentes de até 14 anos.

Mais de 1.500 pessoas já concluíram os cursos, que apresentam estatísticas sobre os acidentes, artigos de especialistas, vídeos e atividades lúdicas para serem realizadas com as crianças e outros públicos.

O calendário anual oferece três opções em diferentes datas do ano: Criança Segura para familiares e responsáveis; Criança Segura para multiplicadores; Criança Segura no trânsito.

Até 17 de outubro, ainda é possível participar do último curso de 2014, destinado a familiares e responsáveis. Interessados podem se inscrever no endereço http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/, ou ficarem atentos ao site www.criancasegura.org.br para saberem do calendário de cursos para 2015.

“Garantir um futuro saudável e a integridade física das crianças e adolescentes é um dever de todos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com os cursos de educação a distância, conseguimos chegar a casas e comunidades em todos os cantos do país, levando a cultura de prevenção e melhorando o futuro de nossas crianças”, diz Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da Criança Segura.

Acidentes ou lesões não-intencionais são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas anualmente, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com medidas preventivas.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.