Topo

Para sair em socorro dos bichos

Macacos apreendidos são levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres no RJ - Divulgação/SOS Cetas RJ
Macacos apreendidos são levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres no RJ Imagem: Divulgação/SOS Cetas RJ
Lucila Cano

28/11/2014 06h00

Duas iniciativas em defesa dos animais silvestres foram divulgadas em outubro: o Extintômetro e o Sistema Urubu.

O primeiro é um aplicativo para Facebook criado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) que permite denunciar o tráfico de animais selvagens. O segundo inclui um aplicativo para celular, uma plataforma para gestão de dados e um mapa de informações. Lançado pelo CBEE (Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras), visa mapear o atropelamento de animais nas estradas e auxiliar na formulação de estratégias para a conservação de espécies ameaçadas.

Combate ao tráfico de animais

O Extintômetro foi idealizado pelo CFMV com o apoio da Renctas, ONG internacional que combate o tráfico de animais, e do ICMBio, órgão ambiental do governo brasileiro. As informações dessas duas instituições permitiram a criação dessa ferramenta que possibilita uma avaliação dos animais em extinção no país.

Assim, quem acessa a página do Extintômetro tem uma amostra representativa das 627 espécies brasileiras ameaçadas de extinção e, inclusive, do grau de risco disso ocorrer. O aplicativo também orienta o usuário sobre como proceder no caso de encontrar um animal silvestre em perigo.

Essa iniciativa surgiu como complemento da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais que o CFMV iniciou em 2013 e é da maior importância para um país do tamanho do Brasil, de fauna rica e diversificada e, infelizmente, sob constante ameaça de predadores.  Para saber mais, vale a pena visitar o portal do CFMV.

De olho na estrada

O Sistema Urubu, criado por Alex Bager, oceanólogo da Universidade Federal de Lavras (MG), mapeia o atropelamento de animais nas estradas e servirá para auxiliar a formulação de estratégias para a conservação das espécies ameaçadas.

Com o aplicativo Urubu Mobile, disponível para celulares e tablets, o usuário fotografa o animal acidentado e envia a foto para a plataforma Urubu Web, que faz a gestão de dados e alimenta o Urubu Map, um mapa completo de informações.

Números expressivos justificam a preocupação de Bager no sentido de proteger os animais silvestres e propor medidas preventivas aos perigos das estradas: todos os anos, mais de 450 milhões de animais são atropelados no país. Deles, 390 milhões são de pequeno porte (sapos, cobrinhas, ratinhos, pequenas aves); 55 milhões são de médio porte (gambás, macacos, jiboias, jabutis, corujas etc.); mais de 5 milhões são de animais maiores, como antas, onças, lobos-guará e capivaras.

De novo, o tamanho do Brasil dificulta a definição das áreas de maior incidência de acidentes. Por isso, assim como é a proposta do Extintômetro, o Sistema Urubu conta com a colaboração de todos que tenham um celular nas mãos para registrar os atropelamentos.

O aplicativo Urubu Mobile pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Play Store da Apple. Ninguém precisa ser especialista para operá-lo. Basta tirar uma foto quando encontrar um animal silvestre atropelado. A posição geográfica e a data serão registradas automaticamente.

O projeto da CBEE foi patrocinado pela Tetra Pak, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o TFCA/Funbio (TFCA – Tropical Forest Conservation Act/Fundo Brasileiro para a Diversidade).

A cartilha dos bichos

Por ocasião do lançamento do Sistema Urubu, o CBEE também distribuiu a cartilha “Dê passagem para a vida”, escrita pela jornalista Liana John, sob coordenação de Bager, e fartamente ilustrada.

A publicação impressa foi distribuída para instituições parceiras com projetos de educação ambiental e também via internet, pelo portal da CBEE. Trata-se de material rico em informação, de conteúdo agradável e muito útil para a conscientização de leitores de qualquer idade. Mais informações no portal CBEE: http://cbeee.ufla.br

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.