Topo

Solidariedade e diversidade

Jailton Leal/Editora Via Impressa
Imagem: Jailton Leal/Editora Via Impressa
Lucila Cano

29/05/2015 06h00

Algumas iniciativas mostram a crescente atenção de pessoas e instituições para temas que não podem passar em branco. Seja para motivar a solidariedade, seja para reafirmar a importância da sustentabilidade. Não só nos eixos da economia e proteção ao meio ambiente, mas também nos de valorização da diversidade cultural e social. Vamos a elas:

Ajuda ao Nepal

A ONU reclama que a ajuda humanitária ao Nepal ainda é insuficiente, mas nem todos estão inertes. Três jornalistas, que se encantaram com o país e o seu povo quando lá estiveram, resolveram ajudar com um projeto diferenciado.

Mariana Tavares, Heda Wenzel e Ana Beatriz Freccia decidiram contar suas histórias em livro e, depois, enviar o lucro da venda para ONGs de ajuda humanitária no Nepal. Elas contam com o apoio da Bookstart, em ação de crowdfunding para obter financiamento coletivo para a obra.

O livro “Juntos pelo Nepal: a esperança que supera a tragédia” está em fase de pré-venda. Trará relatos e fotos de pessoas de todo o mundo que visitaram o Nepal. O projeto tem 60 dias para ser viabilizado financeiramente. Caso isso não ocorra, o dinheiro arrecadado será devolvido para os investidores.

Para quem quiser ajudar, o link: www.bookstart.com.br/juntospelonepal traz mais informações.

Prêmio Nacional da Biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade em 22 de maio com a entrega de troféus aos vencedores da primeira edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade.

O prêmio é importante porque incentiva projetos de pesquisa que tenham o propósito de melhorar ou manter o estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira.

Essa primeira edição homenageou o ambientalista Paulo Nogueira Neto, pioneiro defensor do meio ambiente no Brasil e premiou projetos em seis categorias: Academia, Empresa, Imprensa, ONGs, Sociedade Civil e Júri Popular.

O projeto “Conservação do peixe-boi amazônico na Amazônia brasileira”, apresentado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, foi duplamente premiado nas categorias Academia e Júri Popular. A participação popular, pela internet, registrou 63 mil votos, o que reafirma que o brasileiro está cada vez mais consciente da necessidade de defendermos nossa biodiversidade.

Para saber mais sobre os outros projetos premiados, o caminho é o site do Ministério: www.ministeriodomeioambiente.gov.br

 “Africa Africans”

Entre muitos outros motivos para ser lembrado, desde 1972 o dia 25 de maio passou a ser comemorado como o Dia da África em reconhecimento da ONU pela União Africana.

Quem mora em São Paulo, ou estiver de passagem pela cidade até 30 de agosto, não pode perder a exposição “Africa Africans” de arte contemporânea no Museu Afro Brasil que fica dentro do Parque Ibirapuera. O acervo do museu por si só já vale uma visita. Agora, temos a oportunidade de uma nova visão do continente pelas obras de artistas que vivem a África de nossos dias. O ingresso é gratuito e o site do museu é: www.museuafrobrasil.org.br

Dia Nacional da Adoção

O 25 de maio também foi lembrado no país como o Dia Nacional da Adoção e é da Laramara, a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, o triste registro de que apenas 7,7% dos candidatos à adoção aceitam crianças com necessidades especiais.

Segundo a instituição, o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) possui 33.596 nomes de pretendentes, mas apenas 2.617 deles estão dispostos a adotar uma criança com problemas de saúde ou deficiência. Enquanto isso, 1.259 menores de idade com alguma necessidade especial estão na fila de espera.

Para Anderson de Almeida, assistente social da Laramara, a falta de informação é um dos grandes obstáculos que tornam essas crianças invisíveis, afastando delas as pessoas que querem fazer uma adoção.

Para saber mais sobre a Laramara, o site é: www.laramara.org.br

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.