Topo

O futuro pode ser perfeito

Lucila Cano

10/07/2015 06h00

FUTURZWEI (Futuro 2.0) é o nome da fundação alemã sediada em Berlim e dirigida pelo psicólogo social Harald Welzer. A partir da visão dele de que o século 21 precisa de histórias positivas para um futuro possível, surgiu o projeto FUTUREPERFECT (Futuro Perfeito).

O caminho para um futuro possível, além das previsões de catástrofes e escassez que atemorizam nosso cotidiano, pode ser encontrado em relatos de projetos bem-sucedidos que prosperam pelo mundo, mas aos quais nem todos têm acesso para se inspirar e desenvolver os seus próprios projetos.

Todo e qualquer indivíduo precisa descobrir o que ele mesmo pode fazer. Com a rede mundial de comunicação à nossa disposição, tomar conhecimento do que é bom e pode ser alternativa viável para o futuro só depende do nosso interesse.

O projeto FUTUREPERFECT trilha esse caminho e chega a nós por meio de uma parceria do Goethe-Institut com a Fundação FUTURZWEI.

Intercâmbio de narrativas

O projeto FUTUREPERFECT parte de uma plataforma bilíngue (alemão e inglês) e já conta com 39 narrativas de 17 países e a perspectiva de uma rede a ser expandida. A parceria com o Goethe-Institut no Brasil (www.goethe.de/brasil/futureperfect) nos traz algumas dessas narrativas também em português, das quais duas são brasileiras.

Textos e imagens podem ser compartilhados e disseminados, como explica Soraia Vilela, editora do site do Goethe-Institut no Brasil: "A ideia do projeto FUTUREPERFECT é fazer com que as narrativas sobre iniciativas individuais cheguem a um maior número de pessoas, a fim de internacionalizar o discurso de cada uma e abrir espaço, em outros lugares, para que experiências semelhantes aconteçam. E a partir dessas experiências, gerar mudanças. A fim de atingir um público mais amplo, nada mais lógico do que disponibilizar as histórias usando licenças creative commons, para que elas possam ser reproduzidas, compartilhadas, lidas". 

Mais do que a agradável leitura de histórias criativas, o projeto questiona modelos de pensamento e formas arraigadas de comportamento ao provar que tudo pode, de fato, ser diferente. Para tanto, movimenta parcerias com fundações, revistas, museus e instituições, além de contar com a estrutura internacional do Goethe-Institut pelo mundo.

Presente em 98 países e com cerca de 230 mil alunos em escolas fora da Alemanha, por enquanto o Instituto participa do FUTUREPERFECT em 12 países.

Uma vida melhor

"O projeto FUTUREPERFECT deverá contribuir para que modelos práticos em prol de um futuro melhor, existentes hoje no mundo, possam ser divulgados. E que esses modelos gerem então discussões políticas e, a partir dessas discussões, muita gente possa começar a pensar em criar suas próprias soluções para os problemas atuais”, diz Luise Tremmel, coordenadora do projeto FUTUREPERFECT em Berlim.

Para ela, “um intercâmbio internacional desta ordem só pode ser viabilizado e só funciona quando se encontra uma língua comum – algo que demanda tempo e esforço. É por isso que o FUTUREPERFECT não foi pensado em forma de um jornal diário ou de uma coletânea de notícias atuais e curtas, mas sim como uma plataforma para narrativas e textos mais longos: eles versam sobre modelos práticos, que requerem esforço, mas que podem certamente levar a uma vida melhor, além de proporcionar bons momentos a quem os desenvolve".

Vale a pena conhecer e disseminar as boas ideias que se transformam em ações presentes para um futuro equilibrado e mais sustentável. Entre elas está a história do empresário que queria tornar o comércio justo mais atraente e acabou introduzindo o compartilhamento (carsharing) de automóveis na Holanda.

Há também o exemplo de uma cooperativa de cultura, a Cooperifa, que há 14 anos promove saraus na periferia de São Paulo; ou a trajetória de um artista plástico que se tornou bicicleteiro e restaura bicicletas antigas na Alemanha. E mais, muito mais. Boa leitura!

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.