Topo

Um programa de energia limpa

Lucila Cano

06/11/2015 06h00

Você gostaria de ter energia solar em sua casa ou empresa, mas não sabe por onde começar? Acesse o site do programa América do Sol (www.americadosol.org). Nele, uma cartilha exemplifica os primeiros passos. Além disso, no próprio site, você também poderá conhecer o Projeto 50 Telhados, uma iniciativa do Instituto Ideal para ampliar no país a geração de energia oriunda do sol.

O Projeto 50 Telhados foi inspirado em um modelo chamado “1.000 Telhados”, o qual se tornou responsável pelo desenvolvimento da energia solar na Alemanha. Com o objetivo de divulgar a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica, foi lançado em dezembro de 2013 e tem data para terminar: 31 de dezembro de 2015.

Até lá, ou seja, final do mês que vem, as cidades que aderiram à meta de cada uma instalar 50 telhados fotovoltaicos de 2 kWp (ou 100 kWp de potência total instalada) poderão se tornar referência nacional na utilização de energia solar.

Quando da concepção do projeto, o Instituto Ideal estimava a participação de ao menos 20 cidades durante o ano de 2014. Mas, ao final do ano passado, a expectativa foi superada: 32 cidades já integravam o projeto.

Adesão das capitais

Matéria-prima livre e inesgotável, o sol é presença garantida praticamente o ano todo em todo o país. Mesmo em dias levemente nublados, os sistemas fotovoltaicos podem gerar até mais energia do que naqueles dias de céu claro, sem nuvens.

Enquadradas nesse perfil gerador de energia, muitas das capitais do Nordeste ao Sul do Brasil estão no Projeto 50 Telhados: Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Goiânia, Recife, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Vitória. Mas não só elas. Outras cidades também dão o exemplo da busca por uma energia limpa, renovável e acessível: Búzios e Petrópolis (RJ); Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Novo Hamburgo (RS); Teófilo Otoni e Governador Valadares (MG); Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, Porto Seguro e Itaberaba (BA).

Em agosto deste ano, Recife alcançou a proposta de 130 kWp de potência total instalada. Assim como a capital pernambucana, sete cidades já ultrapassaram a meta do projeto que se encerra ao final de dezembro.

Missão ideal

O Instituto Ideal (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina) foi criado em 2007, em Florianópolis, com vistas ao desenvolvimento sustentável da região. Atua como organização privada e sem fins lucrativos para a promoção de energias renováveis e de políticas de integração energética na América Latina.

A cidade escolhida como sede da organização concentra universidades de renome, grandes empresas do setor elétrico e ocupa posição estratégica no continente, por ser considerada a capital do turismo no Mercosul.

Algumas das áreas de trabalho do instituto são o concurso Eco_Lógicas, o Seminário Energia + Limpa e o Programa América do Sol, que abriga o Projeto 50 Telhados. Para tanto, o instituto conta com o apoio de empresas de diversos países e mantém um protocolo acadêmico-científico de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Responsável pela promoção de eventos e incentivos a pesquisas e ações voltadas para as energias limpas, o Instituto Ideal realiza atividades e produz materiais tais como: cartilhas e peças informativas didáticas e gratuitas, que explicam o conceito de geração distribuída; Simulador Solar – uma ferramenta digital que permite o cálculo da potência de um sistema fotovoltaico; Fundo Solar – apoio financeiro a consumidores residenciais e micro-empresários para a instalação de geradores fotovoltaicos; Selo Solar – certificação a quem utiliza a eletricidade solar.

Ainda dependentes de outros tipos de energia, não nos faltam matéria-prima, conhecimento tecnológico e projetos inventivos para trocar as fontes poluidoras do passado por energias alternativas que já antecipam um futuro mais sustentável.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.