Topo

Presença latino-americana

Lucila Cano

13/11/2015 06h00

Em 21 de outubro, a ONG Presença América Latina realizou a entrega do Prêmio Destaque Migrantes Latino-Americanos na Câmara Municipal de São Paulo.

Este foi o segundo ano em que a ONG promoveu o Prêmio, com o objetivo de divulgar a atuação de indivíduos e grupos latinos residentes no Brasil, além de estreitar as relações entre as diferentes comunidades.

Onze destaques foram reconhecidos nas categorias: Arte, Ciência e Tecnologia, Cultura, Empreendedorismo, Esporte e Manifestações Populares. A categoria Ciência e Tecnologia foi a que mais premiou, trazendo a público três importantes trabalhos.

Vacina contra a dengue

O médico colombiano Ricardo Palacios Gomez começou sua atividade em pesquisa clínica em 1996. Em 2011, mudou-se para o Brasil, para estudos de pós-graduação. Constam de sua trajetória trabalhos de monitoria e auditoria de pesquisas em países da América Latina, África e Ásia para a Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, ele contribuiu para a infraestrutura para estudos clínicos de doenças infecciosas na Unifesp e na USP. Atualmente, trabalha no Instituto Butantan, onde é um dos responsáveis pelo planejamento e coordenação de pesquisas em seres humanos para o desenvolvimento clínico de vacina contra a dengue.

Formado médico pela Universidad Nacional de Colômbia, Palacios é doutor em Infectologia pela Unifesp/Escola Paulista de Medicina. Possui especialização em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP e não para de estudar. Naturalizado brasileiro, agora também faz um curso de graduação em Ciências Sociais.

Transplantes hepáticos

Desde 1995, o médico equatoriano Jorge Marcelo Padilla Mancero trabalha na área de transplantes hepáticos e de pâncreas no Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Doutor em Medicina e Cirurgia pela Facultad de Ciencias Médicas da Universidad de Cuenca (Equador) em 1992, fez mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual em 2002.

Com a experiência de mais de quinhentos transplantes hepáticos em São Paulo, ajudou a estruturar o serviço de transplante da Santa Casa de São José dos Campos (SP), o qual facilitou o acesso da população do Vale do Paraíba ao transplante pelo SUS.

Diretor do Serviço de Transplante Hepático da Santa Casa de São José dos Campos (2009) e do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo (2014), Mancero já participou da formação acadêmica de mais de 100 residentes nas áreas em que atua. Atualmente, coordena a pós-graduação em gastrocirurgia e em cirurgia hepatobiliopancreática, com 17 médicos em formação no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo.

Sustentabilidade em foco

Nascido em Buenos Aires, o professor argentino Pedro Roberto Jacobi chegou ao país em abril de 1966 e naturalizou-se brasileiro em 1985. É editor da revista científica Ambiente e Sociedade; membro do Conselho do Greenpeace Brasil entre 2000 e 2004 e, agora, desde 2014 até 2018; e presidente do Conselho do ICLEI Brasil – Governos Locais para Sustentabilidade desde 2012.

Graduado em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela USP, tem sua carreira docente associada à Universidade de São Paulo, onde é Livre Docente em Educação. Em 1986, doutorou-se em Sociologia. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP).

Por meio de cursos, publicações científicas e debates, trabalha pela promoção de práticas sustentáveis no contexto urbano, frente aos desafios atuais das cidades: adaptação a mudanças climáticas, escassez hídrica e alternativas de mobilidade.

Modelo

Nesta época em que países da Europa, salvo raras exceções, não conseguem enxergar a contribuição de refugiados para o futuro, exemplos como os aqui citados reafirmam que a cooperação é sinônimo de desenvolvimento para todos os povos.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.