Topo

A linguagem do meio-ambiente

Lucila Cano

20/11/2015 06h00

Lançado em junho de 2013, por ocasião do Dia do Meio Ambiente, o Vocabulário Ambiental Infantojuvenil diz no título a qual público se destina. Seu conteúdo, no entanto, amplia o alcance da obra. Primeiro, pela atualidade. Fosse publicado agora ou em anos vindouros, o Vocabulário se manteria essencial. Segundo, pela qualidade das informações e de como se apresentam. De fácil entendimento para crianças e jovens, as 100 definições contidas no livro bem servem para enriquecer o conhecimento dos adultos.

O Vocabulário Ambiental Infantojuvenil é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (ibict), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Otávio Maia e Tino Freitas, autor e coautor do Vocabulário, já foram citados pela coluna em junho deste ano quando, em parceria igualmente merecedora de aplausos, lançaram o Livro Vermelho das Crianças, que trata das espécies de nossa fauna que estão ameaças de extinção.

Conteúdo e forma

Criado dois anos antes do Livro Vermelho, o Vocabulário Ambiental Infantojuvenil aborda a temática ambiental em três níveis: em uma definição mais lúdica e simplificada, para rápido entendimento das crianças; em uma explicação com mais teor científico; e com ilustrações coloridas que reforçam os significados visualmente.

Por não se tratar de dicionário, o Vocabulário dispensa a ordem alfabética e agrupa os conceitos ambientais sob quatro capítulos, de maneira a contribuir para um melhor entendimento das definições: Biodiversidade, Clima, Energia e Poluição e Sustentabilidade.

As ilustrações foram feitas por 98 crianças, entre alunos da Escolinha de Criatividade e do Centro Educacional Maria Auxiliadora, de Brasília, e participantes do Projeto Roedores de Livros, de Ceilândia (DF). Há também desenhos selecionados em concursos infantis da Fundação SOS Mata Atlântica, da Bayer com o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo.

Capa e projeto gráfico ficaram a cargo de Romont Willy, que divide a diagramação com Sandro Macedo e Otávio Maia. Nessa concepção gráfica há, inclusive, o cuidado com o grifo em palavras que merecem explicação à parte em outras páginas, onde são devidamente apresentadas e ilustradas.

O livro teve cuidadosa revisão gramatical e ortográfica de Joelma Fernanda Carneiro Silva e recebeu resenha do filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella.

Só pela internet

O ibict patrocinou a impressão de 1.000 exemplares do Vocabulário Ambiental Infantojuvenil e os distribuiu a crianças e jovens ilustradores do livro, bem como aos demais participantes do projeto. Além disso, uma parte dos exemplares foi doada a escolas e bibliotecas do Distrito Federal.

Tal restrição não impede o acesso à obra pela internet. Ela está disponível gratuitamente no Canal Ciência do ibict (www.canalciencia.ibict.br). Instituições que optem pela reprodução em papel devem solicitar autorização ao ibict e assumir os custos de impressão e distribuição.

O Canal Ciência é o portal de divulgação científica e tecnológica do ibict que, pela internet, aproxima as pessoas do conhecimento científico e tecnológico.

Exemplo disso é a obra do próprio Otávio Maia, mestre em Medicina Veterinária Preventiva, pesquisador e professor que integra a equipe do Canal Ciência no ibict e que para lá levou a sua experiência de anos no Ministério do Meio Ambiente. Com a parceria de Tino Freitas, escritor, jornalista e especialista em literatura infantojuvenil, ele nos brinda com dois livros - o Vocabulário e o Livro Vermelho – que dão gosto de ler com as crianças, ler para as crianças e, verdade seja dita, ler para nós mesmos.

Para saber mais sobre a temática ambiental, vale a pena uma visita ao Canal Ciência.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.