Topo

Coluna

Priscila Cruz


Priscila Cruz

Um convite para 2017 (e além)

Vilmar/Todos pela Educação
Imagem: Vilmar/Todos pela Educação

21/12/2016 06h00

Ufa! Finalmente, 2016 está chegando ao fim. Como a grande maioria dos brasileiros, também anseio virar a página desses 366 dias (sim, além de tudo, foi um ano mais comprido) que nos trouxeram muitas emoções, da indignação a uma imensa vontade de renovar e de passar o país a limpo. Espero que todos nós tenhamos tempo e tranquilidade neste fim de ano para refletir sobre todas essas crises pelas quais estamos passando – política, institucional, econômica, ética – e renovar as energias para o ano que vem, que promete não ser menos difícil.

O ano de 2016 também foi agitado na educação: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), troca de gestão federal, reforma do ensino médio, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), impacto da PEC do teto no investimento em educação, etc. Mas também foi o ano em que o movimento Todos Pela Educação comemorou dez anos de atuação, com uma cerimônia linda no Congresso Nacional (veja o vídeo da cerimônia e o vídeo com depoimentos).

Nesse dia, lançamos a ideia de um movimento para colocar a educação como eixo central do nosso projeto de nação. Temos insistido nisso: todas as crises que estamos vivendo têm saída. E essa saída é a educação pública de qualidade para TODOS. TODOS mesmo.

Educação para todos. Todos Pela educação. Poucas causas podem unir novamente os brasileiros como a educação. Todos nós sabemos que só com educação o Brasil será melhor para todos.

Faço aqui o convite para colocarmos a educação como a grande prioridade deste país que amamos, para que neste momento de enorme indignação ela seja o pilar central do nosso desenvolvimento.

E para nos animar a todos nesse caminho, gostaria de deixar esse trecho da música dos dez anos do movimento (ouça a canção completa aqui). Ela traz a mensagem de que precisamos para começar um novo ciclo de maior compromisso com a educação:

“É obrigação de todos
A tarefa está na mão de todos
Todo mundo convocado
Governante e governado
Todos Pela Educação!
Todos os sonhos
Em todas as mãos
Todos fazendo
Todos Pela Educação!”

Não podemos abrir mão da educação, porque é por ela que nossas crianças e nossos jovens serão guiados em seu futuro como profissionais e, principalmente, como cidadãos. É obrigação de todos nós.

Enfim, 2017 espera por nós. A gente se vê lá!

Boas festas a todos! 

Priscila Cruz