Topo

Coluna

Priscila Cruz


Priscila Cruz

Novas gestões = novos começos?

01/02/2017 04h00

Apesar de ouvirmos frequentemente que “no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval”, sabemos que isso, na prática, não é verdade. E, neste ano, isso não é verdade especialmente para os milhares de prefeitos que assumiram a gestão de municípios em todo o país. Esse é um momento de “mergulhar” no município, principalmente naqueles em que não houve reeleição, mas sim troca de partidos no poder, o que em grande parte das vezes significa modos distintos de governar.

Como cidadãos, nossa missão não acabou na hora em que apertamos as teclas da urna eletrônica, há alguns meses. Ao contrário: o voto é apenas parte do processo! Se você votou no candidato x por determinado motivo, é importante verificar se ele está cumprindo o que prometeu a você e a milhares de outras pessoas. É o seu voto – e o seu dinheiro também, afinal, pagamos impostos – que está em jogo. A transição é um momento crítico muito importante, e temos que estar de olho!

Abaixo, deixo algumas sugestões ligadas especialmente à área de educação para termos sempre em mente, a fim de acompanhar esse período de mudança e também a gestão do prefeito eleito no seu município.

Você sabe quais são os programas de educação pública da sua cidade? É importante saber quais são as políticas públicas em andamento para garantir o acesso e a qualidade da educação, bem como a merenda e o transporte escolar, justamente para evitar que elas sejam descontinuadas na nova gestão.

Conheça o plano de governo do prefeito eleito, especialmente se ele não era o “seu” candidato. É importante ter em mente o que ele prometeu na área da educação.

Que tal procurar canais de participação popular na gestão? As prefeituras têm que ter serviços e órgãos por meio dos quais dialoguem com a comunidade. Participe!
 

Há quase três anos, as cidades aprovaram seus planos municipais de educação, com metas a serem atingidas nesta década. Que tal checar se as ações do seu prefeito condizem com o que está no documento? Ele é público!

Deixo aqui também essa ótima publicação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que conta com o apoio da Fundação Santillana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação (MEC): a “Agenda dos 100 dias”. O PDF pode ser baixado gratuitamente e orienta o gestor na execução de políticas educacionais.

O exercício da cidadania se dá no dia a dia. Nossos políticos são responsabilidade nossa. Quanto mais soubermos, mais podemos cobrar. Informação é direito! Acompanhe a gestão do prefeito e do secretário de Educação pelo bem da sua cidade e pelo presente e futuro de nossas crianças e de nossos jovens.

Priscila Cruz