UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Adjetivo antes de vários substantivos

Por Thaís Nicoleti

“[Ela tem] ótimas pronúncia, entonação e divisão das sílabas. [Ela é] melhor do que a Ivete.”
 
O comentário feito acerca da cantora Claudia Leite exemplifica a frequente confusão que se observa hora de fazer concordar um adjetivo com vários substantivos. A tendência é aplicar um princípio supostamente lógico e pluralizar o adjetivo. Não é isso, porém, o que recomenda o registro culto da língua.
 
Para bem compreender a questão, devemos, em primeiro lugar, observar a posição do adjetivo em relação à sequência de substantivos que ele caracteriza. Se estiver anteposto, como na frase em epígrafe, concordará com o elemento mais próximo. Assim:Ótima pronúncia, entonação e divisão das sílabas”.
 
Caso estivesse posposto à sequência, haveria duas possibilidades de concordância. Assim: “pronúncia, entonação e divisão ótimas ou “pronúncia, entonação e divisão ótima. Esta última hoje é menos frequente – talvez porque, à primeira vista, pode dar a entender que o adjetivo se refere apenas ao último elemento. As duas construções, entretanto, são corretas.
 
Como se vê, é o adjetivo anteposto à sequência que concorda necessariamente com o elemento mais próximo. Exceção a essa regra ocorre quando o adjetivo em questão qualifica dois ou mais nomes próprios. Nesse caso, mesmo anteposto, deverá flexionar-se no plural. Assim: “os célebres Machado e Alencar”.
 
Também se empregará o plural – obrigatoriamente – quando esse adjetivo exercer a função de predicativo (na prática, quando estiver atribuído aos substantivos por intermédio de um verbo). Assim: “Considerados culpados, a mulher e seu marido foram presos”, “Estavam cansados o atleta e o treinador”.    
 
Abaixo, a construção correta:
 
[Ela tem] ótima pronúncia, entonação e divisão das sílabas. [Ela é] melhor do que a Ivete.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host