UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

"Apesar disso ser" ou "apesar de isso ser"?

Por Thaís Nicoleti

"Apesar desta ser a primeira participação do Monte Azul na A-1, os times, que se enfrentam amanhã, jogaram um amistoso no interior (...), que terminou em 1 a 1."

O fragmento acima propõe uma questão de morfossintaxe. Há situações em que não ocorre a contração da preposição "de" com artigos e pronomes demonstrativos, de modo que, em vez de "dessa" , "desta", "desse", "disso", "do", "da" etc., passamos a ter as sequências "de essa", "de esta", "de esse", "de isso", "de o", "de a" etc.

Para compreender essa questão, é preciso observar a estrutura sintática dos períodos, tendo em mente que o sujeito das orações não pode ser um termo regido por preposição.

Isso porque a preposição é um elemento subordinante, ou seja, seu papel é ligar um termo a outro estabelecendo relação de subordinação. Num sintagma como "casa de João", o termo "João" está subordinado ao termo "casa", sendo este o núcleo da expressão.

Muito bem. O sujeito nunca é subordinado a outro termo (é um dos elementos essenciais da oração). Assim, do ponto de vista da norma culta, é claro, há defeito na construção do trecho destacado. O pronome "esta" é sujeito do verbo (no infinitivo) "ser" na construção "Apesar de esta ser a primeira participação...". Por esse motivo, não ocorre a contração, pois, caso ocorresse, o sujeito estaria sendo subordinado a outro elemento.

Para facilitar a percepção desse tipo de estrutura, é possível deslocar o sujeito: "Apesar de ser esta a primeira participação...". Assim, percebemos que a preposição rege o verbo ("ser"), não o pronome. A vizinhança, todavia, entre a preposição e o pronome leva à contração, sobretudo na fala, daí ser relativamente comum esse desvio morfossintático, que acaba sendo abonado por alguns estudiosos da língua.

O ideal, entretanto, é respeitar a estrutura sintática das orações, assinalando a diferença entre construções como "Apesar disso, seremos felizes" e "Apesar de isso ser verdade, seremos felizes".

Abaixo, o texto corrigido:

Apesar de esta ser a primeira participação do Monte Azul na A-1, os times, que se enfrentam amanhã, jogaram um amistoso no interior (...), que terminou em 1 a 1.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites
    Hospedagem: UOL Host