UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Caso emblemático

Por Thaís Nicoleti

O adjetivo “emblemático” deve ser usado com parcimônia. É útil nos casos em que descrevemos situações ou pessoas simbólicas. Por exemplo, “Pelé é a figura emblemática do futebol-arte”, ou seja, ele é uma espécie de símbolo da arte de jogar futebol.
 
Nem tudo o que exemplifica ou ilustra uma situação é um “caso emblemático”. Note-se que essa expressão, usada fora de seu sentido preciso, já se tornou um chavão. Veja o seguinte exemplo:
 
Há hoje um caso emblemático desse quadro, que é a usina hidrelétrica de Três Irmãos, da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), cuja concessão venceu em 18 de novembro, podendo ser prorrogada por mais 20 anos.
 
A usina hidrelétrica de Três Irmãos, de fato, exemplifica o quadro descrito anteriormente no texto, mas nem por isso é um “caso emblemático”. A diversificação do vocabulário e a fuga aos clichês enriquece o texto. 
Abaixo, uma sugestão:
 
Há hoje um caso a exemplificar esse quadro, que é a usina hidrelétrica de Três Irmãos, da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), cuja concessão venceu em 18 de novembro, podendo ser prorrogada por mais 20 anos.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host