UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Emblemático ou exemplar?

Por Thaís Nicoleti

Algumas palavras parecem entrar na moda e passam a ser usadas sem o critério objetivo da precisão. É o caso do adjetivo “emblemático”, que pode emprestar certo tom “intelectual” ao texto, mas, na maior parte das vezes, soa artificial ou afetado.

Objetivamente, o adjetivo “emblemático” caracteriza o que é relativo a emblema (armas emblemáticas da realeza). No sentido figurado, que é como aparece com grande frequência na mídia, indica aquilo “que tem caráter de emblema”, ou seja, é um sinônimo de “simbólico”. É comum dizermos, corretamente, que uma pessoa é “figura emblemática” (“Pelé é uma figura emblemática do futebol”).

Examinando alguns fragmentos, observamos que, em variadas situações, outros termos seriam mais adequados. Veja:

Se o Palmeiras não balança as redes desde o 1 a 1 contra o Coritiba, em 3 de agosto, o ataque palmeirense está em jejum desde 30 de julho, quando o contestado Luan marcou na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 2.
O caso de Kleber é emblemático. Envolvido em polêmica após quase se transferir para o Flamengo, o atacante, ídolo da torcida, amarga um jejum de dois meses.

O caso de Kleber não é “simbólico” ou “emblemático”, mas simplesmente “exemplar”. Veja:

Se o Palmeiras não balança a rede desde o 1 a 1 contra o Coritiba, em 3 de agosto, o ataque palmeirense está em jejum desde 30 de julho, quando o contestado Luan marcou na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 2.
O caso de Kleber é exemplar. Envolvido em polêmica após quase se transferir para o Flamengo, o atacante, ídolo da torcida, amarga um jejum de dois meses.

Observe outro fragmento:

A imagem do "sound of the sea" (barulho do mar), prato emblemático de Blumenthal, está fixa na cabeça: "É uma versão do mar. Um iPod dentro de uma concha, com barulho de ondas, de gaivotas como se você estivesse na beirinha do mar, sozinha". Tem espuma de algas, areia de tapioca, três tipos de peixe.

O prato não é propriamente “emblemático” ou “simbólico”. Poderia ser dito que o prato é uma das criações marcantes de Blumenthal ou que tem o toque peculiar desse chef, por exemplo.  Veja uma sugestão:

A imagem do "sound of the sea" (barulho do mar), prato muito característico de Blumenthal, está fixa na cabeça: "É uma versão do mar. Um iPod dentro de uma concha, com barulho de ondas, de gaivotas como se você estivesse na beirinha do mar, sozinha". Tem espuma de algas, areia de tapioca, três tipos de peixe.

A ideia não é banir o uso do termo “emblemático”, mas passar a usá-lo com critério, somente quando realmente for a palavra ideal.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host