UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Expressão "pôr em xeque" tem origem no jogo de xadrez

Por Thaís Nicoleti

"Os recentes escândalos no arraial petista colocam em cheque a tranquilidade política de Dilma."

Pôr em xeque é a expressão que, oriunda do jogo de xadrez, se usa para dizer que algo é ameaçado ou está em perigo, em situação difícil.

No xadrez, o xeque é o lance em que o rei, peça principal do jogo, é ameaçado; se não houver possibilidade de fuga ou defesa, ou seja, se o ataque for decisivo, estará configurado o xeque-mate (que, em árabe, quer dizer “o rei está morto”), isto é, o fim do jogo.

A expressão “pôr em xeque” é amplamente usada nas mais diversas situações de ameaça ou perigo. Muitas vezes, talvez fruto de hipercorreção, os redatores usam o verbo “colocar” no lugar de “pôr”, o que, nesse caso em particular, não faz diferença, embora o verbo “pôr” é que esteja na origem da expressão, como ocorre em vários outros casos, nos quais ele assume a função de verbo-suporte, coisa que não ocorre com o verbo “colocar” (pôr em movimento, pôr em ação, pôr em dúvida, pôr em destaque, pôr fim a, pôr termo a etc.).

O mais grave, entretanto, a observar aqui é o emprego de “cheque” (palavra de origem inglesa que significa “ordem de pagamento”) no lugar de “xeque”. A confusão nasce da pronúncia idêntica das duas palavras, um conhecido caso de homonímia da língua portuguesa: a pronúncia é a mesma em ambos os casos, mas a grafia e o significado variam. Com um pouco de atenção, é fácil evitar esse lapso. Veja, abaixo, a correção:

Os recentes escândalos no arraial petista põem em xeque a tranquilidade política de Dilma.
 

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host