UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Formas de plural dos verbos derivados de "ter" e "vir" recebem acento circunflexo

Por Thaís Nicoleti

Palestinos treinados pelo exército israelense detém um manifestante palestino durante um protesto contra a construção do assentamento judeu de Karmi Tsour, próximo a Beit Omar.”

 

Em meio às mudanças oriundas do Novo Acordo Ortográfico, há quem confunda o que mudou com o que permaneceu. Muito bem. Vamos analisar um desses casos.

Verbos que apresentam a duplicação do “e” na terceira pessoa do plural sofreram alteração – o antigo acento desapareceu.  Assim, passamos a escrever “Eles creem em mudanças”, “Eles não veem solução para o problema”, “Eles releem as regras diariamente”, “Eles leem a Bíblia todas as noites”, “Esperamos que eles deem as boas-vindas ao novo diretor”, “Eles preveem alta da inflação” etc.

Não sofreram mudança, entretanto, os verbos “ter” e “vir” e seus derivados. Continuamos, portanto, distinguindo a terceira pessoa do singular da terceira do plural por meio do acento. Assim: “Ele tem coragem”, “Eles têm coragem”; “Ele vem sempre aqui”,”Eles vêm sempre aqui”.

Como são formas monossilábicas, somente as de plural recebem o acento, considerado um acento diferencial – não indica mudança de pronúncia.

Há verbos que derivam por prefixação dessas duas matrizes: reter, conter, entreter, manter, deter; intervir, provir, advir, sobrevir etc. Tais verbos, quando conjugados nas terceiras pessoas, apresentam-se como palavras oxítonas terminadas em “-em” (foneticamente similares, portanto, a termos como “vintém”, “ninguém”, “alguém”, “refém” etc., todos acentuados).

Fica fácil perceber por que todas as formas – tanto as de singular como as de plural – recebem um acento gráfico. São todas oxítonas terminadas em “-em”. Como distinguir, então, as formas de singular das de plural? Graficamente, usam-se acentos diferentes, o agudo no singular e o circunflexo no plural. Assim: “Polícia detém manifestação”, “Policiais detêm manifestação”; “Tal comportamento advém de orientações equivocadas”, “Consequências nefastas advêm desse tipo de restrição”.   

Dessa forma, para corrigir o fragmento acima, basta mudar o tipo de acento da forma do verbo “deter”. Assim:

 

Palestinos treinados pelo Exército israelense detêm um manifestante palestino durante um protesto contra a construção do assentamento judeu de Karmi Tsour, próximo a Beit Omar.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host