UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Mau, mal, menos mau, menos mal

Por Thaís Nicoleti

"Um mal professor não pode ser beneficiado pelo trabalho do restante."

"É difícil sair atirando na hora da fúria - e não é de todo mal que se atire, mesmo com a chance de errar o alvo."


O emprego das formas homônimas "mal" e "mau", vez ou outra, ainda é objeto de confusão. Não é demasiado lembrar que "mal", com "l" é o substantivo, portanto sinônimo de "maldade", ou o advérbio, portanto antônimo de "bem", e que "mau", com "u" é o adjetivo, portanto antônimo de "bom".

Na dúvida, recomenda-se a permuta pelo termo de sentido oposto: um mau professor é o oposto de um bom professor, o mau funcionamento de um aparelho opõe-se ao seu bom funcionamento, a educação no Brasil vai bem ou vai mal, um aluno escreve bem, outro escreve mal etc.

Como substantivo, é geralmente a forma "mal" que aparece ("O bem e o mal são duas faces da mesma moeda", "Quase todo mal tem seu efeito reverso"), mas é possível que o adjetivo "mau" seja substantivado - exatamente como ocorre com o adjetivo "bom". Assim: "Os bons e os maus sempre se encontram".

Na construção do segundo fragmento, ocorreu uma expressão e valor adjetivo: atirar, mesmo com a chance de errar o alvo, não é [de todo] mau - ou não é bom. Em suma, é bom ou mau empreender determinada ação.

Outra construção que oferece dúvida é a sequência "menos mau" - ou seria "menos mal"? Continua valendo o raciocínio anterior: se se tratar de adjetivo, "menos mau"; se se tratar de advérbio, "menos mal". Assim: "Fazer um bom acordo é menos mau que levar a contenda até o fim"; "Desta vez, argumentou menos mal que das outras".

Abaixo, os fragmentos corrigidos:

Um mau professor não pode ser beneficiado pelo trabalho do restante.

É difícil sair atirando na hora da fúria - e não é de todo mau que se atire, mesmo com a chance de errar o alvo.





Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host