UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Nessa (ou nesta?) época do ano

Por Thaís Nicoleti

“O elevado número de acidentes deve-se a neblina que toma conta da via Anchieta, fato comum nessa época do ano.”

 

No fragmento acima, encontramos dois problemas de natureza gramatical. O primeiro deles é a falta do acento grave, indicador da crase que ocorre antes do substantivo “neblina”; o segundo é o emprego impreciso do pronome demonstrativo.

A crase, sempre é bom lembrar, não é um acento. Trata-se antes da fusão de dois “aa”, como ocorre no trecho destacado: o elevado número de acidentes deve-se a algum fator (a preposição “a” deve introduzir o complemento da forma verbal “deve-se”) e o referido fator é a “neblina” (a palavra “neblina” é feminina, portanto requer o artigo “a” como seu determinante). Vemos, assim, que há dois “aa” fundidos, a preposição e o artigo. Nesse caso, deve-se usar o acento grave: “deve-se à neblina”.

Quanto ao emprego dos pronomes demonstrativos, é fato que, na oralidade, pouca distinção se faz entre as formas com “ss” e as com “st”. Existe, porém, diferença entre elas. São as formas com “st” que empregamos para nos referir ao momento em que nos encontramos. Assim, “nesta época do ano” é a época em que estamos agora. O mesmo vale para “nesta data” (hoje), “nesta semana” (aquela em que estamos), “neste mês” (aquele em que estamos), “neste ano” (aquele em que estamos) e assim por diante.

São vários os empregos dessas formas, mas esse, em particular, é um dos mais simples. Vale a pena memorizá-lo. Abaixo, o fragmento corrigido:

 

O elevado número de acidentes deve-se à neblina que toma conta da via Anchieta, fato comum nesta época do ano.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host