UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Neste ou nesse?

Por Thaís Nicoleti

“Faça uma lista das pessoas legais que conheceu nesse ano.”

A frase fazia parte de uma relação de conselhos destinada especialmente àqueles que ficam deprimidos com o término de mais um ano. A ideia é que as pessoas façam um balanço positivo de suas conquistas, evitando sobrevalorizar as frustrações.

Muito bem.  Ao recomendar ao leitor que fizesse uma “lista das pessoas legais que conheceu nesse ano”, o redator certamente se referia ao ano que ainda não acabou, portanto ao ano em que estamos. Nesse caso, o pronome em questão deveria ser o demonstrativo “este”, que, precedido da preposição “em”, resultaria na forma “neste”.

O demonstrativo “este” aplica-se normalmente àquilo que está próximo de quem fala, daí poder ser associado ao advérbio de lugar “aqui” (“este aqui”, não “esse aqui”).

A ideia de proximidade estende-se aos indicadores de tempo. Assim, pela manhã, ao acordar, alguém pode dizer “Nesta noite, tive um pesadelo” e, no fim do dia, poderá dizer “Nesta noite, haverá um jantar de confraternização”. À noite, durante o jantar, alguém poderá dizer “Esta noite está absolutamente fantástica!”.

Igualmente usamos “este dia” para “hoje”, “esta semana” para a semana em que estamos, “este mês” para o mês em que estamos, “este ano” para o ano em que estamos.

“Este” ou “neste”? Essa questão é ainda mais simples: “neste” é a contração da preposição “em” com o pronome “este”. Caso o pronome esteja empregado em função adverbial, a preposição será necessária. Por exemplo: “O prêmio será entregue (quando?) neste ano”, “A inauguração ocorrerá (quando?) ainda nesta semana”.

Na posição de sujeito da oração, o pronome não é preposicionado. Assim: “Este ano foi maravilhoso”, “Esta noite deixará recordações”.

Veja, abaixo, o texto corrigido:

“Faça uma lista das pessoas legais que conheceu neste ano.”

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host