UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Oração subordinada invertida requer vírgula

Por Thaís Nicoleti

"Como o princípio maior da relação do médico com o paciente é o benefício [do paciente] não posso deixar que o meu agir também seja [focado] no meu interesse pessoal."

É um dos princípios da pontuação o uso da vírgula depois da oração subordinada que antecede a principal. Esse tipo de construção sintática também é considerado uma inversão da ordem direta - nesta, em geral, não há necessidade de emprego da vírgula.

Assim: "Não posso deixar que o meu agir seja focado no meu interesse pessoal porque o princípio maior da relação do médico com o paciente é o benefício [do paciente]".

Observe que não ocorre pontuação entre a oração principal e a subordinada causal posposta a ela.

A oração subordinada adverbial, como o próprio nome já diz, tem a função de um adjunto adverbial; segue, portanto, o mesmo princípio de pontuação que este. Em posição inicial ou em intercalação, as vírgulas são obrigatórias.

Assim: "Ele disse que, como o princípio maior da relação do médico com o paciente é o benefício [do paciente], não poderia deixar que o seu agir também fosse [focado] no seu interesse pessoal". Nesse caso, a subordinada adverbial ficou intercalada, daí as duas vírgulas.

É assim que se comportam os adjuntos adverbiais: "Durante o ano, os profissionais tiveram seu desempenho avaliado" (inversão), "Os profissionais, durante o ano, tiveram seu desempenho avaliado" (intercalação), "Os profissionais tiveram seu desempenho avaliado durante o ano" (ordem direta).

Abaixo, o texto corrigido:

"Como o princípio maior da relação do médico com o paciente é o benefício [do paciente], não posso deixar que o meu agir também seja [focado] no meu interesse pessoal."

Um abraço,
Thaís Nicoleti

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host