UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Os séculos e os numerais ordinais

Por Thaís Nicoleti

“...peça produzida entre os séculos 8 e 16 d.C

 

Os séculos são normalmente indicados por algarismos romanos pospostos ao substantivo, exatamente como fazemos com capítulos de livros, nomes de papas e reis etc. Modernamente já se vê o emprego dos algarismos arábicos nessas situações, padrão adotado pelos veículos do Grupo Folha.

Esses algarismos pospostos se leem como ordinais até o décimo. Daí em diante, são lidos como numerais cardinais. É por isso que dizemos “papa João Paulo segundo” (ordinal) e “papa Bento dezesseis” (cardinal). Na grafia, temos “papa João Paulo 2º” (o mesmo que “papa João Paulo II”) e “papa Bento 16” (o mesmo que “papa Bento XVI”).

É fato que o algarismo arábico facilita a leitura, dado que os ordinais recebem um símbolo característico (“º” ou “ª”). O que se vê no fragmento em epígrafe é a ausência do sinal de ordinal depois do algarismo “8”, o que o leva a ser lido como cardinal (“século oito”), fato que contraria a regra.

É preciso lembrar que os séculos são lidos como ordinais até o décimo: século 1º, século 2º, século 3º, século 8º, século 10º. Daí em diante é que passam a cardinais: século 11 (onze), século 16 (dezesseis) etc.

Também se costuma evitar, por desnecessário, o uso da abreviatura d.C (depois de Cristo) na maior parte das situações. A abreviatura a.C. (antes de Cristo) naturalmente não pode ser dispensada. O uso de “d.C.” seria necessário se estivéssemos, por exemplo, numa situação como esta: “entre os séculos 5º a.C e 1º d.C.”.

Veja abaixo o fragmento corrigido:

 

"...peça produzida entre os séculos 8º e 16"

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host