UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Previsto para

Por Thaís Nicoleti

O verbo “prever” tem sido usado a torto e a direito na imprensa, o que não deixa de ser curioso, já que seu sentido primeiro é o de “antever” (algo que ainda vai acontecer).

Seu uso é consagrado quando se trata de “previsão” do tempo, quando exprime a ideia do observar com antecedência e tirar conclusões acerca do que poderá vir a ocorrer.

Emprega-se, porém, com grande frequência no noticiário cultural, quando há necessidade de noticiar a futura estreia de um espetáculo ou um futuro lançamento editorial, por exemplo. É o que se vê no fragmento abaixo:

“Chamado de ‘Steve Jobs’, o livro estava previsto para ser lançado no fim de novembro, porém a detentora dos direitos da obra decidiu antecipar a estreia mundial para 24 de outubro.”

Com a morte de Steve Jobs, sua biografia, cujo lançamento estava previsto para o fim de novembro, virá a público em 24 de outubro. Essa é a notícia. Convém observar o modo como foi empregado o verbo “prever” no fragmento acima. Segundo a redação do texto, “o livro está previsto”, mas, na verdade, é o “lançamento do livro” que está previsto... É o substantivo abstrato (“lançamento”), não o concreto (“livro”), que deve ser o sujeito de “estar previsto”. O complemento da forma verbal, por sua vez, deve exprimir tempo (“previsto para amanhã”, “previsto para o mês seguinte” etc.).

Abaixo, uma proposta de reformulação do trecho, com algumas sugestões de uso do vocabulário:

Intitulado “Steve Jobs”, o livro tinha lançamento previsto para o fim de novembro, porém a detentora dos direitos da obra decidiu antecipar a divulgação mundial para 24 de outubro.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host