UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Pronomes demonstrativos: "nessa" ou "nesta"?

Por Thaís Nicoleti

"O disco, que deve chegar às lojas nessa semana, é o décimo da carreira."

O redator pretendia dizer que o disco deve chegar às lojas na semana em que estamos, portanto "nesta" semana. Os pronomes demonstrativos são constante alvo de dúvidas. Algumas situações de emprego, no entanto, são bastante claras, como a que estamos examinando.

O ano em que estamos deve ser citado como "este ano" ou "neste ano". Assim: "Este ano tem sido benéfico para as empresas de médio porte" ou "Neste ano, ainda serão lançados dois romances do escritor".

Aquilo que está próximo do emissor da mensagem deve ser tratado como "isto", "este" ou "esta". Assim: "Vocês sabem o que é isto que tenho nas mãos?", "Espero que estas palavras [as que a própria pessoa escreve] o confortem", "Este trabalho tem a intenção de explicar...".

Também se usam essas formas como fundamental de um aposto. Assim: "Só lhe peço isto: que nunca se esqueça do que lhe foi ensinado na infância".

As formas grafadas com "ss" servem para recuperar elementos anteriormente mencionados. Assim: "Você aprendeu de seu pai os valores morais. Isso lhe dará segurança para tomar decisões em sua vida".

No caso da retomada do último elemento de uma seqüência, serão empregadas as formas com "st". Assim: "Trouxe cadernos, livros e pastas. Estas estavam rasgadas".

Caso haja oposição entre dois elementos, o último (mais próximo) será retomado como "este" (e flexões), e o primeiro (mais distante), como "aquele" (e flexões). Assim: "O pai e o filho vieram ao encontro. Este [o filho], de avião; aquele [o pai], de ônibus".

Assim, a frase selecionada para o comentário de hoje deveria ter sido escrita da seguinte maneira: O disco, que deve chegar às lojas nesta semana, é o décimo da carreira.

Um abraço,
Thaís Nicoleti

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host