UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

"Provê" ou "provém"?

Por Thaís Nicoleti

"O setor provém emprego para pequenos produtores..."

"Prover" e "provir" são conhecidos parônimos da língua portuguesa. Parecidos na forma, têm significados bastante diferentes. "Prover" é "providenciar", "fornecer", "abastecer"; "provir" é "ter origem", "descender" ou "resultar".

A frase em epígrafe ilustra a confusão entre os dois termos. O redator queria dizer, naturalmente, que "o setor provê emprego para pequenos produtores".

Vale ainda uma observação sobre a conjugação desses verbos: "provir" é derivado de "vir", mas "prover" não é derivado de "ver".

Assim, "provir" conjuga-se como "vir" (no presente, eu provenho, tu provéns, ele provém, nós provimos, vós provindes, eles provêm; no pretérito perfeito, eu provim, tu provieste, ele proveio, nós proviemos, vós proviestes, eles provieram). No presente, as formas de "provir" adquirem acentos que nem todas as formas do "vir" têm. Em "tu provéns" e "ele provém", o acento decorre de serem ambas as palavras oxítonas terminadas em "-em" ou "-ens"; em "eles provêm", também uma oxítona terminada em "-em", o acento é circunflexo para assinalar a distinção entre a terceira pessoa do singular e a terceira do plural.

Já o verbo "prover", no presente do indicativo, conjuga-se tal qual o verbo "ver" (eu provejo, tu provês, ele provê, nós provemos, vós provedes, eles provêem), apesar de não ser um derivado dele. O que justifica essa semelhança é o processo da analogia, que ocorre com freqüência na língua.

Observe que, no pretérito perfeito, "prover" comporta-se como um verbo regular: eu provi, tu proveste, ele proveu, nós provemos, vós provestes, eles proveram. Merece cuidado, portanto, a conjugação dos verbos "prover" e "provir".

Um abraço,
Thaís Nicoleti

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host