UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Nova ortografia - Prefixos terminados em som nasal ganham hífen diante de "m" e "n"

Por Thaís Nicoleti

Quando o assunto é o hífen, nem tudo mudou sob o Novo Acordo Ortográfico. Os prefixos terminados em "r", por exemplo, continuam requerendo o hífen apenas antes de termos iniciados pelas letras "r" e "h" ("super-realidade" e "super-herói").

É um princípio da nova convenção evitar a colisão de fonemas iguais. Assim: "anti-inflacionário" e "micro-ônibus", que passam a ter hífen, mas também "super-requintado", "hiper-realista" ou "inter-regional", que já eram escritos dessa maneira.

Os prefixos "circum-" e "pan-", ambos terminados em fonemas nasais, obedecem agora ao mesmo princípio: separam-se por hífen de termos iniciados não só pelas vogais e pelo "h" (como antes) mas também dos iniciados por "m" e "n". Obtemos, assim, formas como "circum-navegação" (no lugar de "circunavegação") e "circum-murado" (no lugar de "circumurado"). São hoje corretas grafias como "pan-negritude" e "pan-mixia", seguindo o mesmo princípio. Continuam, ambas com hífen, as formas cujo radical se inicia por vogal ou "h". Assim: "pan-americano" e "pan-helênico", por exemplo.

Ressalte-se que, diante de palavras iniciadas por outras letras, ocorre a justaposição dos prefixos com alternância entre as letras "m" e "n", de acordo com a letra inicial da palavra iniciante. Assim: "pansexual", "pampsiquismo", "circuncisão", "circumplanetário" etc.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host