UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Verbo antes do sujeito composto

Por Thaís Nicoleti

"Como anda a qualidade e o desenvolvimento dos combustíveis nos países do Primeiro Mundo?"

Afinal, à luz da norma culta, a frase acima apresenta ou não um erro de concordância verbal? Como sabemos, o verbo concorda em pessoa e número com o sujeito da oração a que pertence.

No caso em questão, o que "anda", de um jeito ou de outro, são duas coisas: a qualidade e o desenvolvimento dos combustíveis. Temos, pois, um sujeito composto, o que, em princípio, leva o verbo para o plural. Assim: "Como andam a qualidade e o desenvolvimento dos combustíveis...?".

Ocorre, entretanto, que, estando o sujeito composto posposto ao verbo (depois do verbo), este pode concordar apenas com o núcleo mais próximo. Assim: "Como anda a qualidade e o desenvolvimento dos combustíveis...?".

É claro que, na ordem direta, não existe essa possibilidade. Impõe-se, nesse caso, o plural. Assim: "Como a qualidade e o desenvolvimento ... andam?". Do ponto de vista estilístico, essa construção não seria das melhores. O elemento mais curto ("andam") deve preceder o mais longo ("a qualidade e o desenvolvimento dos combustíveis nos países do Primeiro Mundo") para o bem da clareza e da fluência.

Um abraço,
Thaís Nicoleti

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host