Carta para emprego: Como redigir texto para se candidatar a uma vaga

Claudine U. Whitton, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

É possível que, a esta altura da vida escolar, você esteja vivendo o dilema de qual carreira profissional seguir. Ainda que não tenha concluído o ensino médio, a proposta deste texto é desenvolver a expressão escrita. Vamos simular a solicitação de um posto de trabalho. Como você bem sabe, na atualidade as línguas estrangeiras são um diferencial e uma exigência de muitas empresas.


Leia o artigo a seguir, o ponto de partida para desenvolvermos esse assunto.

Año nuevo, carreras nuevas: la oferta se amplía

(texto adaptado de "El Clarín")

Tanto las universidades públicas como las privadas agregan a su oferta planes de estudio cada vez más específicos y delimitados; la Universidad de Palermo presenta su flamante Licenciatura en Management, que cuenta con tres orientaciones posibles: Marketing, Economía y Entretenimiento y Medios. Esta última opción (posiblemente la más novedosa de las tres) apunta a formar productores de TV y de teatro con herramientas sólidas para hacer rentables los emprendimientos artísticos y mediáticos. En cuanto a carreras terciarias, esta universidad también ofrecerá dos novedades: Diseño de Joyas y Diseño de Mobiliario.

Las universidades públicas no se quedan atrás y también tienen para ofrecer planes de estudio adaptados a los tiempos que corren. Una de ellas, Ingeniería Ambiental, se asoma al mercado para formar profesionales dispuestos a implementar en la vida cotidiana el "desarrollo sustentable", ese concepto del que tanto se habla y aún cuesta poner en práctica. Completan el abanico de novedades Ingeniería en Sonido (...).

Agora imagine que viu anúncios referentes a uma dessas carreiras mencionadas no texto. Nessa situação formal de comunicação escrita, como se candidataria a tal oferta de emprego?

 

Estrutura da carta formal

  • Dados pessoais e endereço localizam-se na parte superior à esquerda; dados da empresa e a data também estão localizados na parte superior do texto, abaixo dos dados do remetente ou ao lado direito;

     

  • Ao escrever endereços, se empregam abreviaturas, como: C/ (calle), Av./Avda. (avenida), Pza. (plaza), nº (número);
  • O pronome de tratamento empregado em tais situações é a terceira pessoa sing/plural (ud./uds.);
  • Estimado(a) Señor, Señora ou Distinguido(a) Señor, Señora são as formas usadas como encabezamiento de sua carta;
  • Atentamente, Un saludo cordial... são algumas das formas de despedidas de cartas formais às quais poderá recorrer.

    Em relação ao conteúdo de sua solicitação, é necessário que você, em primeiro lugar, se apresente como candidato. Dentre as possibilidades que encontra na língua espanhola, destaco as seguintes:

     

  • En relación con el anuncio... (e não "em relação a")
  • Me permito solicitar el puesto... (diferentemente da norma culta da língua portuguesa, em espanhol é correto iniciar as orações com pronomes).

    Dão sequência ao corpo do texto as razões pelas quais você se interessa pela vaga, seu perfil etc. Faça um teste, elabore sua carta e exercite seu espanhol.

Claudine U. Whitton, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é professora de espanhol.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos