Horas: Como dizer as horas em espanhol?

Assunto: Espanhol

Claudine U. Whitton, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

¿Qué hora es?

Segundo a norma culta da língua espanhola, o correto é fazer a pergunta usando o singular.



¿Qué horas son?

A RAE (Real Academia Española) afirma ainda que a pergunta, feita no plural (¿qué horas son?) é aceitável por ser empregada em alguns países, mas adverte que seu uso é correto nos contextos onde predomina a intenção de reproche, como "¿qué horas son estas de llamar?"



Escrevo com letras ou números?

A língua espanhola valida o emprego tanto de letras quanto de números lembrando sempre que:



  • Em textos literários e jornalísticos, bem como naqueles nos quais a precisão horária não é um fator relevante, a hora é escrita geralmente com letras (Me llamó a las diez y media para saber si había llegado bien).
     
  • Se sua intenção for expressar aproximadamente determinada hora, poderá empregar expressões super utilizadas pelos falantes de espanhol, como alrededor de, hacia, y pico e pasadas. Exemplos: Apareció por allí alrededor de las cinco de la tarde; Vendré hacia las ocho; Serían las dos y pico cuando salió; Eran las diez pasadas. Cuidado: uma das possibilidades é usar a conjunção hacia e não o verbo hacía (palavra acentuada).
     
  • Por outro lado, os contextos que requerem precisão horária, como compromissos, relatórios técnicos ou científicos etc, o ideal é escrever as horas usando números (La cena se servirá a las 22.30 en el comedor principal). É importante lembrar que não é recomendável escrever as horas misturando letras e números; deste modo, é melhor escrever las diez de la noche que las 10 de la noche.
     
  • As expressões utilizadas para se referir às horas são: en punto (9.00), y cuarto (09.15), y media (9.30) y menos cuarto (9.45). Cabe recordar que é igualmente correto falar Son las nueve y cuarenta y cinco ou Faltan quince para las diez,, formas empregadas em alguns países como México, Chile, Venezuela e Peru, ao invés de Son las diez menos cuarto), comumente ouvida na Espanha.
     
  • Separam-se as horas dos minutos usando o ponto (17.30) ou os dois pontos (17:30). Já em relação à grafia da letra h, símbolo de hora, sua escrita vai ao final (17.30h) e se a intenção é dar a precisão da hora ao máximo, se acrescenta os símbolos referentes aos minutos (min) e aos segundos (s), como no exemplo: La bomba se lanzó a las 15h 24min 12s en un remoto paraje de Siberia.

    Leia abaixo fragmentos de dois gêneros textuais literários (poesia e conto, respectivamente) nos quais a grafia das horas aparece claramentde:


Es mediodía. Un parque.

Invierno. Blancas sendas;

simétricos montículos

y ramas esqueléticas.

"Sol de Invierno", Antonio Machado.

Tuve un sueño. Estábamos en París

participando en el Congreso Mundial

de Escritores (...). A las diez de la noche,

tadavía con sol, nos encontrábamos

ya todos reunidos (...), Como a las once y

cuarto telefoneó para decir que se hallaba

en la estación (...). A las doce llamó

nuevamente para informar que (...)

"La cena", Augusto Monterroso.

Claudine U. Whitton, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é professora de espanhol do Colégio Sidarta.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos