Bacia Amazônica: Maior bacia hidrográfica do mundo

Claudio Mendonça

A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil. Esse potencial, decorrente dos afluentes do rio Amazonas que correm por trechos mais acidentados, é pouco utilizado devido à pequena demanda regional e à grande distância dos principais centros de consumo, situados no centro-sul do país.

Clique no mapa abaixo para ver a localização dos principais rios da bacia amazônica.

rios da amazonia

O rio Amazonas é muito plano. O desnível entre o ponto em que suas águas entram no Brasil até a foz é de apenas 100 metros. Sendo um rio largo e de grande quantidade de água, é possível a navegação por navios de grande porte. Os trechos de seus afluentes próximos também são navegáveis.

Através do rio Madeira, afluente do rio Amazonas, tem sido escoada a produção de soja do norte do Mato Grosso, tornando o custo final do produto mais competitivo, devido ao preço mais baixo do transporte hidroviário.

A navegação faz parte do cotidiano e é essencial ao modo de vida da população ribeirinha e dos povos indígenas, que têm os recursos da mata e dos rios como fonte de sobrevivência.

Veja também

Claudio Mendonça é professor do Colégio Stockler e autor de Geografia Geral e do Brasil (Ensino Médio) e Território e Sociedade no Mundo Globalizado (Ensino Médio)



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos