Climas do Brasil: Tipos de clima e mapa

Claúdio Mendonça

O Brasil tem relativa diversidade climática. Isso se deve à dimensão do território, à extensão de sua faixa litorânea, à variação de altitude e, principalmente, à presença de diferentes massas de ar que modificam as condições de temperatura e umidade das regiões em que atuam.

A posição geográfica da maior parte de suas terras, em uma zona de baixa latitude, determina o domínio de climas mais quentes. Cerca de 92% do território está situado na zona intertropical cujas médias anuais de temperaturas estão acima de 20ºC.

Não existe uma única classificação para os climas. A classificação mais utilizada para os tipos de clima do Brasil é baseada no geógrafo Arthur Strahler, que considera a circulação das massas de ar como o fator mais importante para a caracterização climática.

A classificação de Arthur Strahler, adaptada ao Brasil, reconhece cinco regiões climáticas, definidas pela atuação de massas de ar equatorial, tropical e polar.

Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semi-árido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.

Clique no mapa para ver mais detalhe de cada uma das regiões climáticas do Brasil.

 



Equatorial
Tropical
Tropical Semi-Árido
Litorâneo
Tropical de Altitude
Subtropical

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos