ONU (Organização das Nações Unidas): Criação e papel da instituição

(Atualizado em 11/10/2013, às 10h22)

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 1945, na Conferência de São Francisco, EUA, em substituição à antiga Sociedade das Nações dissolvida neste mesmo ano. A Sociedade das Nações surgiu em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, sob os mesmos princípios da ONU (manter a paz, a segurança e a cooperação entre as nações), mas foi impotente para impedir conflitos de grande dimensão como por exemplo a Guerra da Manchúria (Japão e China), a Guerra Civil Espanhola e a deflagração da Segunda Guerra Mundial.

A ordem mundial pós Segunda Guerra estabeleceu um novo equilíbrio de força internacional sob a hegemonia dos Estados Unidos e da União Soviética, os verdadeiros vencedores do conflito. Era necessária a construção de uma nova instituição internacional que representasse esta nova estruturação do poder mundial. A ONU cumpriu esse papel.

Internamente, a ONU é formada por seis principais órgãos, responsáveis pelas suas mais importantes atribuições e resoluções: o Conselho de Segurança, a Assembléia Geral, o Conselho de Tutela, o Secretariado, a Corte Internacional de Justiça e o Conselho Econômico e Social.

A Assembléia Geral e o Conselho de Segurança

A Assembléia Geral é representada por todos os 191 países integrantes das Nações Unidas. Ela se reúne regularmente uma vez por ano, mas pode ser convocada em situação especial, para discutir determinados temas internacionais e votar algumas resoluções colocadas à sua apreciação. A aprovação de qualquer matéria pela Assembléia Geral, depende da concordância de dois terços dos votantes.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos